sábado, 31 de março de 2012

Vencedor do "BBB12", Fael vira tema de aula e exemplo de sucesso em escola em que estudou

João Victor, de 13 anos, aluno da escola onde Fael estudou em Aral Moreira (30/3/12). Com o vencedor do "BBB12" como tema, João Victor escreveu o texto: "A Remota Aral Moreira no Big Brother Brasil" 

Não é de hoje que o “filho de Aral Moreira”, Rafael Cordeiro, o Fael, vem fazendo sucesso. Na cidade, que tem pouco mais de 10 mil habitantes e apenas 4 bairros, o Sul-Mato-Grossense virou tema de aula e já é exemplo entre crianças e adolescentes de uma escola pública da região, onde ele também foi aluno até 2001.
Desde que entrou no programa "Big Brother Brasil 12", o médico veterinário passou a ser um dos assuntos mais comentados da Escola Estadual João Vitorino Marques, instalada na rua Bento Marques, que conta hoje com aproximadamente 800 alunos, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Para a professora de língua portuguesa, Cida Biazin, uma grata surpresa. Fael despertou nos alunos o interesse pelas aulas de redação. A participação do rapaz no reality show se transformou em reportagens, narrativas e dissertações sobre o morador de Aral Moreira.

Mapa de Aral Moreira, cidade natal do vencedor do"BBB12", Fael

  • Arte/UOL
“Eles ficam super empolgados quando eu peço um assunto que tem a ver com eles”, disse. Cida explicou que a intenção dos trabalhos não era apenas promover Fael, mas tinha como objetivo principal levar os alunos, do 8º ao 1º ano do ensino médio, a criarem consciência da importância do senso crítico.
Os resultados foram positivos e os melhores textos foram expostos em murais espalhados pela escola. “É como se eles estivessem lá; como se fossem ‘big brothers' mirins”, exemplifica.
Mas os trabalhos foram além do mero entretenimento provocado pelo programa. “O alunos falam que se o Fael conseguiu chegar lá, eles também podem”, disse. “O que eles argumentaram foi o fato de ser um morador comum, educado e trabalhador”, completou.
Da segunda vez, o tema foi a influência da televisão frente à sociedade. Uma abordagem mais complexa e que, segundo a professora, exigiu maior poder de argumentação das turmas.
Aluno do 9º ano, João Victor, de 13 anos, aprovou a ideia e disse que teve mais interesse pelas redações depois que a professora Cida Biazin levou à sala de aula o “tema Fael”. O jovem, que deseja ser procurador da justiça, afirma ter mais vocação para os gêneros narrativo e dissertativo. “Sai mais palavras”, brinca.
Em fevereiro desse ano, escreveu um texto sobre o programa. Em “A Remota Aral Moreira no 'Big Brother Brasil'”, o adolescente se refere ao conterrâneo que participou do "BBB" como “um rapaz chucro, mas ao mesmo tempo muito sincero”.
Na produção textual que teve como tema a televisão brasileira no século XXI, João Victor diz que a TV tem o poder de “formar, informar e deformar”. “Somente uma visão crítica é capaz de discernir o educativo do banal e da podridão”, diz parte do texto.
Para o diretor da escola, Djalma Santos, de 39 anos, a proposta é válida e contribuiu para o aprendizado dos alunos e, além disso, mostrou a importância de lutar em busca dos objetivos. “Ela conseguiu fazer um paralelo do programa com a realidade dos alunos”, afirmou. “O 'BBB' ajudou meus alunos a trabalharem e produzirem”, finalizou a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário