terça-feira, 23 de outubro de 2012

ESTREIA: Confira o especial do que vai ao ar na nova novela das 9, “Salve Jorge”

O processo de pacificação de uma das maiores favelas do Rio de Janeiro: o Complexo do Alemão. Esse é um dos principais cenários da nova novela das 21h da Rede Globo, “Salve Jorge”. O folhetim, escrito por Glória Perez e com direção de núcleo de Marcos Schechtman, fez sua estreia com uma média de 36 pontos nesta segunda-feira (22), substituindo o sucesso “Avenida Brasil”.

A trama gira em torno de Morena (Nanda Costa), jovem criada no morro dominado pelo tráfico em um passado recente. De personalidade marcante e exibindo muita sensualidade, Morena é descrita como uma personagem guerreira, de bastante fé e que não tem medo de enfrentar os problemas do dia a dia.


É no Complexo do Alemão que Morena encontra Theo (Rodrigo Lombardi), integrante da cavalaria do Exército e devoto de São Jorge. Porém, o amor entre os dois não resolverá tudo na vida da garota, que passa por sérios problemas familiares. Além disso, a então namorada do rapaz, Érica (Flávia Alessandra), será um empecilho para ela.
Ao conhecer Lívia (Cláudia Raia), Morena acredita ter pela frente uma grande oportunidade de trabalhar no exterior. No entanto, o que ela não sabe é que a sofisticada mulher chefia uma rede internacional de tráfico de pessoas, que gera lucro de bilhões de dólares por ano, por meio de atividades relacionadas a sexo, trabalho doméstico e adoção ilegal.
 
Ficha técnica
Escrita por Glória Perez
Direção de Núcleo de Marcos Schechtman
Direção Geral de Marcos Schechtman e Fred Mayrink
Estreia: 22/10
Horário: 21h10
Antecessora: “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro
 
Elenco

Nanda Costa – Morena
Rodrigo Lombardi – Théo
Adriano Garib – Russo
Alexandre Nero – Stênio
Ana Beatriz Nogueira – Rachel
Anderson Müller – Murat
André Gonçalves – Miro
Antônia Frering – Deborah
Antônio Calloni – Mustafá
Betty Gofman – Sarila
Bruna Marquezine – Lurdinha
Caco Ciocler – Celso
Camila de Freitas – Carol
Carolina Dieckmann – Jéssica
Cissa Guimarães – Maitê
Clarisse Derzié Luz – Fatma
Cláudia Raia – Lívia
Cléo Pires – Bianca
Cristiana Oliveira – Yolanda
Cris Vianna – Julinha
Dani Moreno – Aisha
Dalton Vigh – Carlos
Dira Paes – Lucimar
Domingos Montagner – Zyah
Duda Nagle – Caíque
Duda Ribeiro – Adam
Elizângela – Esma
Ernani Moraes – Kemal
Eva Todor – Dália
Flávia Alessandra – Érica
Flávia Guedes – Salete
Fernanda Paes Leme – Márcia
Frederico Volkmann – Ekran
Francisco Carvalho – Seu Galdino
Giovanna Antonelli – Heloísa
Isaac Bardavid – Tartan
Ivan Mendes – Pepeu
Jandira Martini – Farid
Julia Mendes – Zoe
Karina Ferrari – Samantha
Kíria Malheiros – Raíssa
Laryssa Dias – Valeska
Leonardo Carvalho – Drago
Letícia Spiller – Antônia
Lisandra Souto – Amanda
Lucy Ramos – Sheila
Luis Felipe Lima – Júnior
Marcelo Airoldi – Barros
Mariana Rios – Drika
Monique Curi – Lena
Murilo Rosa – Élcio
Mussunzinho – Sidney
Nando Cunha – Pescoço
NarjaraTuretta – Buquê
Natália do Valle – Ada
Neuza Borges – Diva
Nicete Bruno – Leonor
Nívea Maria – Isaurinha
Odilon Wagner – Thompson
Oscar Magrini – Coronel Nunes
Otaviano Costa – Haroldo
Paloma Bernardi – Rosângela
Paula Pereira – Nilceia
Roberta Rodrigues – Vanubia
Rosi Campos – Cacilda
Sidney Sampaio – Ciro
Solange Badin – Delzuite
Stenio Garcia – Arturo
Suzana Faini – Áurea
Tânia Khallil – Ayla
Thammy Miranda – Joyce (Jô)
Tiago Abravanel – Demir
Totia Meirelles – Wanda
Vera Fischer – Irina
Walderez de Barros – Cyla
Walter Breda – Clóvis
Yanna Lavigne – Tamar
Zezé Polessa – Berna
 
Triângulo amoroso
As diferenças entre Théo e Morena atrapalharão a relação dos dois. Enquanto ele, como capitão do exército, é um homem regrado e que faz tudo de acordo com seus planejamentos, ela vive no improviso e pregando a liberdade. O jeitinho da moça encanta Théo, mas também é um desafio para ele.
Para piorar a situação dos dois, quando eles se conhecem, o capitão já mantém um relacionamento sério com Érica (Flávia Alessandra), sua companheira de trabalho. Ao contrário de Morena, Érica apresenta várias semelhanças com Théo, como a paixão pelos animais, a disciplina militar e generosidade. Outro ponto a favor de Érica é o apoio da sogra Áurea (Suzana Faini), que enxerga nela a mulher perfeita para o filho.
Porém, nem tudo conspira a favor desse romance. O capitão Élcio (Murilo Rosa) aproveitará o fato de o colega de trabalho estar dividido entre duas mulheres para atrapalhar ao máximo a vida dele.

Mulher elegante e sem caráter

Cláudia Raia foi a escolhida por Glória Perez para viver a vilã Lívia, uma mulher chique e sofisticada, que usa sua inteligência para o crime. Na pele de uma agenciadora de talentos, ela passará boa parte do tempo fora do país. Por trás da bem sucedida carreira profissional, está seu verdadeiro caráter.
Ela usa sua profissão para chefiar o tráfico internacional de pessoas. Com ajuda de olheiros, ela conseguirá falsificações necessárias para bancar a viagem de suas vítimas, seduzidas com falsas promessas de excelentes empregos no exterior. Iludidas, várias garotas vão para fora do país e caem nas garras da quadrilha, que ainda conta com a participação da aliciadora Wanda (Totia Meireles), da gerente de boates Irina (Vera Fischer) e do chefe da segurança Russo (Adriano Garib).

Desavenças desde o passado
A protagonista Morena (Nanda Costa) consegue um emprego no escritório de Stenio (Alexandre Nero), Haroldo (Otaviano Costa) e Deborah (Antonia Frering). É lá que ela acabará envolvida nas armadilhas de Lívia (Cláudia Raia).

O proprietário do escritório, Stenio, é um profissional correto, competente e vaidoso. No passado, ele foi casado com Heloísa (Giovanna Antonelli), uma respeitada delegada. Os dois não fazem questão de esconder suas desavenças. No dia a dia, eles discordam em relação aos desmandos da filha Drika (Mariana Rios), que se envolveu com o inconsequente Pepeu (Ivan Mendes). Já no trabalho, a rivalidade do ex-casal é ainda mais forte. Enquanto Helô faz de tudo para prender suspeitos, Stenio sempre os defende e consegue soltá-los da prisão.
Helô comanda uma equipe competente e fiel, composta pelo detetive Barros (Marcelo Airoldi) e pela escrivã Jô (Thammy Miranda). Após passar no concurso para o cargo de delegada federal, caberá a ela investigar a misteriosa Lívia e descobrir todos os podres da quadrilha de tráfico humano.

Uma viagem pela Turquia
Além do Complexo do Alemão, a história de “Salve Jorge” também terá como cenário a Turquia, a terra do guerreiro São Jorge. Por lá, estiveram mais de 50 profissionais da TV Globo, que gravaram cenas durante 45 dias. Pontos turísticos de Capadócia, como o Vale do Amor e o Vale da Rosa, e da cosmopolita Istambul, como a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul, serão destaques das cenas rodadas em solo turco.
Na trama, a relação entre Brasil e Turquia começa quando, cansado das atitudes da filha Drika (Mariana Rios) e do noivo dela, Pepeu (Ivan Mendes), Stenio (Alexandre Nero) resolve mandar os dois para Istambul. O objetivo dele é que Pepeu aprenda com o amigo turco do advogado, Mustafá (Antônio Calloni), o valor do trabalho.
Mustafá é um homem rico. Ele é casado com Berna (Zezé Polessa) e pai adotivo de Aisha (Dani Moreno), garota que saiu do Brasil quando ainda era bebê. Na juventude, Aisha começa a questionar seus pais adotivos sobre seu passado. Com o tempo, ela irá trilhar os caminhos de sua origem e se surpreenderá com as descobertas.
O que era para ser uma lua de mel…

A Turquia não deixará boas lembranças para Stenio (Alexandre Nero). Ele resolve embarcar para o país na companhia de seu novo amor, Bianca (Cléo Pires). Lá, ela conhece Zyah (Domingos Montagner), um viúvo que trabalha como guia turístico. Rapidamente, ela se apaixona pelo turco. Porém, caso ela resolva assumir um relacionamento com ele, precisará abandonar seu estilo de vida e encerrar a sociedade com Maitê (Cissa Guimarães) em uma marca de joias.
Além das diferenças culturais, ela ainda precisará enfrentar a família de Zyah, que reside no vilarejo da Capadócia. Integram a tradicional família a avó Farid (Jandira Martini), o irmão Kemal (Ernani Moraes), a cunhada Esma (Elisângela), o sobrinho Demir (Tiago Abravanel) e o filho Ekran (Frederico Volkmann).
Outro empecilho para o romance é o retorno da geniosa Sarila (Betty Gofman) ao vilarejo. Acompanhada da filha Tamar (Yanna Lavigne) e da enteada Ayla (Tania Kallil), ela fará de tudo para casar as duas com os solteiros mais cobiçados do local: Zyah e Demir (Tiago Abravanel).

Ricos e com conflitos
Na mansão dos Flores Galvão, a matriarca Leonor (Nicete Bruno) se diverte com a ambição de seus enteados. Ela só conseguiu reuní-los após espalhar para todos que não está bem de saúde e prestes a morrer. Com exceção de Carlos (Dalton Vigh), que sempre a ajudou no gerenciamento das empresas da família, os demais nunca estiveram presentes, a não ser para torrarem o dinheiro dela. São os casos das enteadas Ada (Natália do Valle) e Rachel (Ana Beatriz Nogueira).

Status de riqueza Apesar da riqueza, a vida de Carlos não é fácil. Ele precisa administrar as desavenças da atual esposa Amanda (Lisandra Souto) com a ex Yolanda (Cristiana Oliveira). Do primeiro casamento, nasceu Caíque (Duda Nagle). Já a relação com Amanda teve como fruto a filha Carol (Camila Freitas).

Status de riqueza
De bom coração, Leonor (Nicete Bruno) faz de tudo para ajudar sua melhor amiga, Isaurinha (Nívea Maria), um ex-rica que viu seu marido Arturo (Stenio Garcia) perder tudo em apostas na bolsa de valores. Mesmo sem grana, os dois não se conformam em levar uma vida simples e tentam a todo custo manter as aparências.
O filho Celso (Caco Ciocler) herdou o status dos pais. Ele se recusa a procurar um emprego estável, por não querer ser funcionário de alguém. Casado com Antônia (Letícia Spiller), uma ex-modelo, ele controlará a mulher. Disposta em voltar a trabalhar, Antônia resolve procurar a agenciadora Lívia (Cláudia Raia), que a lançou como modelo. A ingênua aproximação entre as duas causará estragos na vida de Antônia e de sua família.
Esperança de tempos melhores
A pacificação do Complexo do Alemão trouxe de volta a esperança aos habitantes do local. Alguns antigos moradores retornaram ao bairro. É o caso de Nilceia (Paula Pereira), tia de Morena (Nanda Costa), que trabalha como manicure e atende a domicílio.
Lá, também moram Sidney (Mussunzinho), que aproveita a efervescência do local para publicar as novidades nas mídias sociais, e o malandro Miro (André Gonçalves), que resolve inaugurar uma laje para receber os turistas. Enquanto isso, Diva (Neuza Borges) e Clóvis (Walter Breda) aproveitam o momento para ampliar o número de mesas e de quitutes no bar que dirigem.


Dupla premiada

Em “Salve Jorge”, a veterana novelista Glória Perez volta a apostar em artifícios que a consagraram na teledramaturgia nacional, como a inserção de elementos culturais de outras nações, além da promoção de campanhas sociais e educativas. Os costumes turcos e o crescimento do tráfico internacional de pessoas serão os assuntos em destaque.
A novelista iniciou sua carreira em 1983, quando atuou como colaboradora de Janete Clair em “Eu Prometo”. Desde então, escreveu vários sucessos como “Barriga de Aluguel” (1991), “O Clone” (2001), “América” (2005) e “Caminho das Índias” (2009), primeiro folhetim brasileiro a ganhar o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela.
Assim como “Caminho das Índias”, “Salve Jorge” contará com direção-geral e de núcleo de Marcos Schechtman.

Formado em Ciências Sociais e Filosofia, o diretor ingressou na TV na extinta Rede Manchete, onde esteve à frente de “Carmem” (1987), “Kananga do Japão” (1989) e “A História de Ana Raio e Zé Trovão” (1991). Já na Globo, fez parte da equipe de direção de novelas como “Corpo Dourado” (1998), “Laços de Família” (2000), “O Clone” (2001), “América” (2005) e, mais recentemente, “Araguaia” (2010).

Anote na agenda

“Salve Jorge” vai ao ar de segunda a sábado, às 21h10, na TV Globo.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário