quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TV Cultura vai priorizar a programação nacional

TV_Cultura
Cultura quase 100% nacional
A nova direção da TV Cultura está decidida a priorizar programas nacionais na grade do canal. E já está fazendo mudanças para viabilizar uma programação tupiniquim. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, sem condições de investir em produções inéditas, a saída foi reprisar programas brasileiros de sucesso.
“Mad Men”, exibida às quartas, 22h, será substituída pelo “Sr. Brasil”, em setembro, que deixa as manhãs de domingo e passa a ocupar o horário nobre. A série americana vai para a madrugada de sábado.
A troca é parte de um remanejamento da grade feito com “o empenho de mostrar os nossos programas”, de acordo com Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura.
Além de conduzir o “Sr. Brasil”, Rolando Boldrin estará também na abertura da programação matinal da Cultura, apresentando uma “Crônica do Dia”. A versão legendada da “Mostra Internacional de Cinema na Cultura” será suspensa. A faixa “Clássicos” deverá priorizar obras brasileiras do arquivo da emissora.
Programas como “Entrelinhas”, “Inglês com Música”, “Qual É, Bicho?” e “Mundo da Lua” retornam à grade, com reprises. Mendonça obteve do Conselho Curado o aval para recorrer a reapresentações até o fim do ano.
Mendonça decidiu retirar do ar a produção própria “Quem Sabe, Sabe”, mas pretende reformular o programa para que volte à grade em 2014. O concurso de talentos da música erudita “Pré-Estreia” voltará ao ar em outubro, já reformulado.
O matutino “Guia do Dia”, que estreou em abril passado e vai ao ar às 7h, ao vivo, deixará a grade. A agenda cultural e de serviços integrará o novo “Jornal da Cultura – 1ª Edição”, com estreia prevista para 30 de setembro.
Os programas estrangeiros comprados na administração anterior, de João Sayad, deverão ser oferecidos no sinal da Cultura transmitido na TV por assinatura, assim como a versão com legendas dos filmes.
Em 2014 o canal pretende retomar a produção de atrações inéditas. Até lá, Mendonça espera ter um orçamento mais robusto. O deste ano é de R$ 194,2 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário