segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Regulamento do Campeonato Terranovense 2011

CAMPEONATO TERRANOVENSE 2011
IV COPA TERRA NOVA DE FUTEBOL

REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO 1 – Da promoção e realização

Art. 1º - A IV Copa Terra Nova de Futebol/2011 promovida e realizada pela Prefeitura Municipal de Terra Nova “Departamento de Esportes”, será disputada no período de 09 de outubro a 27 de novembro do corrente ano.

Art. 2º - Participarão da IV Copa Terra Nova de Futebol as equipes regularmente inscritas que se submeterem aos termos deste regulamento.

Art. 3º - As inscrições dos atletas poderão ser feitas até o dia 12 de novembro do ano corrente, desde que não ultrapasse o limite de 25 atletas.

Art. 4º - O atleta ao poderá participar na mesma competição por diferentes clubes.

Art. 5º - O horário de início dos jogos constará na tabela fornecida aos clubes pela Comissão Organizadora. 

Art. 6º - Haverá uma tolerância de 20 (vinte) minutos apenas para o primeiro jogo de cada rodada.

Art. 7º - Somente poderão tomar parte em jogos os atletas e membros da comissão técnica que estejam inscritos e identificados na súmula da partida.

Art. 8º - A IV Copa Terra Nova de Futebol /2011, terá as seguintes pontuações:
Vitória – 03 (três) pontos ganhos;
Empate – 01 (um) ponto ganho;
Derrota – 00 (zero) ponto ganho.

Art. 9° - A aplicação de cartões disciplinares estabelecidos nas regras oficiais de futebol, nas cores amarela (advertência) e vermelho (expulsão) constituem medida punitiva que tem por objetivo refrear violências individuais e coletivas.

Parágrafo Primeiro – Sujeitar-se à ao cumprimento de suspensão automática e conseqüente impossibilidade de participar do jogo subseqüente, o atleta ou membro da comissão técnica que receber:
01 (um) cartão vermelho
03 (três) cartões amarelos

Parágrafo Segundo - se o mesmo atleta ou membro da comissão técnica em determinado momento da competição acumular 03 (três) cartões amarelos e (01) um vermelho deverá cumprir a suspensão de 02 (dois) jogos oficiais.

Art. 10º - Se durante a disputa do jogo houver a perturbação da ordem a critério do árbitro o mesmo será suspenso.

Parágrafo Primeiro – Se a partida resultar em empate ou for vencida pela equipe causadora da

suspensão, reconhecida pela Comissão Organizadora será declarada perdedora pelo escore de 01 X 00.
Parágrafo Segundo – Se a partida houver sido suspensa sendo a causadora a equipe perdedora no momento, prevalecerá o resultado no momento da suspensão.

Art. 11º - Os jogos serão dirigidos por árbitros designados pela Comissão Organizadora, não tendo os clubes participantes direito a veto.

Art. 12º - A Comissão Organizadora não se responsabilizará por quaisquer acidente, danos materiais e/ ou pessoais praticados ou ocorridos por integrantes das equipes disputantes ou terceiros, durante a realização dos jogos.

Art. 13º - As equipes deverão apresentar-se devidamente uniformizadas, sendo obrigatório número na camisa, meões de cores iguais e shorts de cores iguais (exceto na primeira fase).

Art. 14º - Os cartões recebidos na primeira fase serão nulos na fase seguinte.

Parágrafo Primeiro – Se um atleta receber o terceiro cartão amarelo ou um vermelho no último jogo da primeira fase, ele ficará fora do jogo da quartas, o mesmo caso para as semifinais e final.

Parágrafo Segundo – Caso a equipe passe de fase, os cartões zeram, as punições não.

Art.15º - O Conselho Disciplinar, que é formado por nove membros, poderá ampliar a suspensão de jogadores quando houver necessidade.

Art. 16º - Poderão ser substituídos durante a competição os atletas inicialmente inscritos, desde que os mesmos não tenham participado de nenhuma partida. (Se não constar na súmula do jogo).

Art. 17º - Os jogos serão realizados nos campos do Alto Cruzeirão, povoado do Guarani e dos sítios: Alazão, Vila Junco, Barra, Espinhos, Passagem de Pedra e Morais.

Art. 18º - A equipe que não comparecer após os vinte minutos de tolerância perderá o jogo por W x O. Será registrado o placar de 2 X 0 para a equipe que compareceu, os gols contarão como saldo, mais não servirão para efeitos de artilharia.
 
Art. 19º - Caso ocorra um W x O, os resultados anteriores da equipe perdedora não serão anulados, e será decretada perdedora dos seus próximos jogos (se  ainda houver), sempre pelo placar de 2 X 0. Sem que haja necessidade do comparecimento da equipe adversária.

Art. 20º - A IV Copa Terra Nova de Futebol 2011 será regida pelas regras oficiais da FIFA.

Art. 21º - Os protestos deverão ser encaminhados à Comissão Organizadora no prazo de até 48 horas após o término da partida, a contar o horário registrado na súmula de jogo pelo anotador.

Art. 22º - Qualquer equipe que venha a participar de uma partida inadimplente perderá automaticamente os pontos da mesma. Caso tenha vencido a partida os pontos serão revertidos em favor da equipe adversária ficando o resultado em 01 x 00 não sendo computados para os casos de saldo de gols.

Art. 23º - Os participantes punidos ou suspensos deverão ficar do lado oposto ao da mesa de anotação.

Art. 24º - Poderão participar da IV Copa Terra Nova de Futebol todos os atletas nascidos, que exerçam os direitos eleitorais, que residam há pelo menos um ano, tenham seus genitores residentes no município, ou tenham participado da III Copa Terra Nova de Futebol.

Art. 25º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora e/ou Comissão Disciplinar.

Terra Nova – PE, 27 de setembro de 2011.

_____________________________________
Mário Sérgio Ribeiro de Carvalho
Coordenador da Copa


ANEXO 1

1.      Sorteio dos grupos:


GRUPO A

1.      Alto Cruzeirão
2.      Guarani
3.      Morais
4.      Rancharia
5.      Represa
6.      Terra Nova
GRUPO B

      1. Alazão
     2. Barra
     3. Espinhos
     4. Junco
     5. Passagem de Pedra
     6. Vila Junco


2.      Sistema de disputa:
2.1.           A primeira fase denominada classificatória, as equipes serão agrupadas em dois grupos que jogarão entre si , no sistema de rodízio, classificando-se as quatro melhores colocadas de cada grupo para a fase seguinte;
2.2.           Na segunda fase denominada Quartas de final (eliminatória), as equipes se confrontarão em apenas um jogo, sendo que a primeira e segunda colocadas na primeira fase jogarão pelo empate no tempo normal.
2.3.           Na terceira fase denominada Semifinal eliminatória as equipes se confrontarão em apenas um jogo, caso haja empate no tempo normal o jogo irá para a prorrogação, persistindo o empate pênaltis.
2.4.           A quarta fase denominada final será disputada em apenas um jogo, caso haja empate no tempo normal, prorrogação, persistindo o empate, pênaltis.
2.5.           Ocorrendo ao final da primeira fase empate entre duas ou mais equipes em número de pontos, o desempate dar-se-á através dos seguintes critérios:
1.      Maior número de vitórias;
2.      Confronto direto;
3.      Maior saldo de gols;
4.      Maior número de gols marcados;
5.      Equipe mais disciplinada:
+ 01 (um) ponto – cartão amarelo.
+ 02 (dois) pontos – cartão vermelho.

www.terranova-pe.blogspot.com
msergiocarvalho@bol.com.br
@marinautico

Nenhum comentário:

Postar um comentário