quinta-feira, 27 de outubro de 2011

RELEMBRE: A batalha dominical pela audiência entre Globo e SBT (2001)


Noticiário do Carandiru levanta ibope da Globo, mas dá vitória ao SBT
Com flashes ao vivo na programação dominical sobre as rebeliões em presídios do Estado de São Paulo, as emissoras aumentaram sua audiência ontem, dia 18, durante a tarde. A Globo conseguiu um bom índice para o “Domingão do Faustão”, que anda em baixa, e o SBT mais uma vez venceu a batalha semanal, mantendo o “Domingo Legal”, de Gugu Liberato, na liderança. Os dados são da prévia do ibope, já que os dados consolidados ainda não foram divulgados. Na média, SBT atingiu 26 pontos no ibope e a Globo, 21, durante ontem à tarde.
Cada ponto equivale a 80 mil espectadores com a TV ligada em casa na Grande São Paulo. Isso significa que o SBT teve 2.080.000 espectadores, no mínimo, e a Globo, 1.680.000, durante toda a tarde e início da noite. Os números podem ser maiores que os apresentados porque, em cada casa, mais de uma pessoa podem estar na frente da televisão.
Gugu ganhou do “Planeta Xuxa” no horário em que foram exibidos juntos: 20 pontos para o SBT e 15 para a apresentadora Xuxa Meneghel. O SBT ganhou também do programa “Megatom”, do humorista Tom Cavalcante, ficando com 25 pontos, contra 17 da concorrente. Deu SBT também contra o “Domingão do Faustão”, com 29 pontos (a maior média do dia), contra 21 da Globo.

Gugu é campeão de audiência no domingo
Explorar o jornalismo nas tardes de domingo tem garantido a Gugu várias vitórias em cima de Faustão. No último fim de semana, porém, a estratégia rendeu ao SBT um de seus melhores resultados: o Domingo Legal liderou a audiência desde o momento em que entrou no ar, às 15h50, até o fim, às 20h32. Exibindo o assalto a um caixa eletrônico, um acidente de carro e as popozudas e pagodeiros de costume, Gugu Liberato ganhou de ponta a ponta. 
Obteve 18 pontos contra 17 do Planeta Xuxa, 20 pontos contra 15 do Megatom e 25 contra 19 do Domingão do Faustão. A Globo só retomou a liderança quando Gugu despediu-se de seu público. O Fantástico triturou o Tentação, com 37 pontos contra 20. E a supremacia da Globo prosseguiu com No Limite 2. Mesmo distante do sucesso avassalador de sua primeira edição, o reality show venceu o Topa Tudo Por Dinheiro por 34 pontos contra 20. 

SBT bate Xuxa, Faustão e Tom Cavalcante
Nos últimos meses, Xuxa tem tido motivos para se preocupar. Seu programa dominical, o Planeta Xuxa, não rende mais o Ibope dos tempos em que a apresentadora loira era considerada a Rainha dos Baixinhos. No domingo, Xuxa perdeu para Arnold Schwarzenegger no filme O Vingador do Futuro, exibido pelo SBT. Gugu, com seu Domingo Legal, quando entrou no ar, passou para trás também Tom Cavalcante, ( 16 pontos para a Globo, 21 para o SBT) e Faustão (o Domingão teve 22 contra 23 do SBT). Para completar a noite, o reality show global No Limite vem empolgando cada vez menos o público. Alcançou apenas 32 de média, 3 pontos a menos que na semana passada. 

Netinho levanta audiência da Record
A estreia de Netinho com o programa Domingo da Gente impulsionou em 10 pontos os índices da Record. A emissora, que antes registrava apenas 3 ou 4 pontos exibindo filmes na Sessão de Domingo, obteve 14 com o pagodeiro. O canal ficou em segundo lugar no Ibope, perdendo para o Gente Inocente e para o Planeta Xuxa, que juntos tiveram 15 pontos. Megatom e Faustão, de novo, ficaram atrás de Gugu Liberato e seu Domingo Legal, no SBT. A atração de Tom Cavalcante registrou 12 versus 19 pontos de Gugu e o Domingão global até que não foi tão mal: marcou 20 contra 23 do SBT. 

Sandy ajuda Faustão a bater Gugu
Uma “overdose” de Sandy & Junior ajudou a Globo a bater a concorrência no domingo. O programa Domingo da Gente, que estreou na semana passada com o cantor e ex-integrante do Negritude Jr., Netinho, ficou nos 11 pontos, perdendo para o seriado global Sandy & Junior, com 18. A dupla de cantores continuou no ar e abriu o Domingão do Faustão. A “overdose” foi premiada com 28 pontinhos, dando a Fausto Silva sua sonhada vitória sobre o concorrente Gugu Liberato e seu Domingo Legal. 

Gugu bate a Globo de ponta a ponta
Na briga pela audiência no último domingo, Gugu Liberato com o seu Domingo Legal foi o único a ultrapassar os 30 pontos no Ibope, batendo a concorrência de ponta a ponta. O primeiro programa a competir e perder para o programa do SBT, que teve média de 32 pontos, foi o Gente Inocente, da Globo, que cravou apenas 16 pontos. Em seguida foi a vez de Megaton, que registrou 17, e do Domingão do Faustão, que parou nos 19. 
A Record também não foi páreo para Gugu. Domingo da Gente, comandado por Netinho, obteve média de 13 pontos. A estréia de Gilberto Barros com o Domingo Show ficou nos 6,9 de média. A Globo conseguiu liderar com Fantástico, que conseguiu 27 pontos, contra 25 do SBT, que transmitia o Troféu Imprensa. Na seqüência, o Show do Milhão devolveu a vantagem à emissora de Silvio Santos ao bater a estreia de Sociedade Anônima, apresentado por Cazé, por 19 a 15. 

Gugu emplaca nova vitória sobre a Globo
Como acontece todo domingo, o último não apresentou surpresas no Ibope. O Domingão do Faustão registrou mais uma derrota para o Domingo Legal, com 23 pontos contra 27. O Planeta Xuxa e o Megatom, com 17 pontos cada, também perderam para Gugu por uma diferença de 6 pontos. O Fantástico reverteu a situação para a Globo, obtendo 33 pontos, enquanto o Tentação atingia 21. Sai de Baixo perdeu para o Show do Milhão (24 a 26), e o Sociedade Anônima para o Topa Tudo por Dinheiro (10 a 25). 

Gugu Liberato vence Faustão e perde para Xuxa
O Domingo da Gente, comandado por Netinho, não teve bons resultados no último domingo: com apenas 5 pontos, perdeu para o SBT (Canta e Dança, com 13 pontos) e para a Globo (Gente Inocente, com 18). O Domingo Legal (18 pontos) perdeu para o jogo Corinthians e Santos transmitido pela Globo, que acumulou 35 pontos, e para o Planeta Xuxa, que atingiu 21 – pontuação que a apresentadora não registrava desde sua reestréia em abril. 
Mas, como em todo fim de semana, Gugu ganhou, com 37 pontos, do Domingão do Faustão, que obteve apenas 20. No fim da noite, o Fantástico liderou com 31 pontos, enquanto o Tentação, de Silvio Santos, chegou a 25. O Sai de Baixo (19) perdeu para o Show do Milhão (27), e o Sociedade Anônima (11) não foi páreo para o Topa Tudo por Dinheiro, que atingiu 22 pontos. 

Futebol supera Gugu no domingo das mães
O domingo das mães foi marcado por uma disputa acirrada entre as emissoras. O Planeta Xuxa, com 23 pontos de média, venceu o SBT, que transmitia no mesmo horário o filme O Negociador (média de 16 pontos). Em seguida, enquanto a Globo exibia o Campeonato Paulista, conquistando média de 38, o Domingo Legal do Gugu amargava média de 16 pontos. A atração do SBT passou para 29 pontos quando a Globo levou ao ar seu Domingão do Faustão, que ficou com 24. No fim da noite, o Fantástico, com 32 pontos, deu um banho no SBT, que ficou com 18 pontos com Tentação, programa apresentado por Silvio Santos. No fim do dia, Sai de Baixo finalmente empatou com o Show do Milhão em 23 pontos. 

Gugu bate Faustão e Xuxa juntos
Na tentativa de bater o SBT neste último domingo, os apresentadores da Globo, Fausto Silva e Xuxa tiveram participações especiais, um no programa do outro. Mas conforme prévia de audiência fornecida pela assessoria do SBT, deu Gugu mais uma vez: das 17h15 às 19h03, Planeta Xuxa perdeu por um ponto do Domingo Legal, 24 a 23, e das 19h03 às 20h45, Gugu venceu Faustão por 29 a 23. Com Fantástico, a emissora carioca conseguiu recuperar-se e empatar com o Domingo Legal em 29 pontos. A Globo não forneceu a prévia. 

SBT vence mais uma batalha dominical
Segundo os números do Ibope de domingo, das 15h45 às 21h, o SBT ganhou da Globo: 23 a 22 de média. Programa a programa, os números favoreceram o SBT. O Domingo Legal só perdeu para o Futebol 2001, das 15h45 às 17h, por 28 a 14. Gugu venceu, das 17h às 18h35, o Planeta Xuxa (21 a 16), e das 18h30 às 20h43 o Domingão do Faustão (27 a 20). Das 20h43 às 21h, o Domingo Legal ganhou do Fantástico, por 29 a 24. O Show do Milhão venceu o Sai de Baixo por 24 a 22, das 23h às 23h39. Da meia-noite até as 0h30, a Globo venceu – o que não ocorria com o Sociedade Anônima. O filme O Especialista, na Globo, ganhou de 17 a 16 do Topa Tudo por Dinheiro. 

Futebol da Globo bate Gugu outra vez
Os corintianos amargaram a derrota para o Grêmio no domingo, mas Globo pôde comemorar. Segundo a prévia fornecida pelas emissoras. Das 15h45 às 17h03, o Domingo Legal foi massacrado pelo Futebol 2001 – Copa do Brasil: 37 a 11 pontos de média. Na disputa com o Planeta Xuxa, das 17h03 às 18h40, Gugu Liberato virou o jogo, 24 a 16. Com o sempre rival Fausto Silva e o seu Domingão do Faustão, das 18h40 às 20h47, Gugu venceu novamente: 26 a 20. No fim da noite, das 20h47 às 21h13, o Domingo Legal empatou com o Fantástico: 26 de média. 

Gugu pode determinar data de final
O apresentador Gugu Liberato, do SBT, pode ser o responsável pela mudança da data do segundo jogo da decisão da Copa dos Campeões, que será realizado no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Pela tabela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a partida será disputada na quarta-feira. Mas a briga pela audiência pode adiar o confronto. Se o Ibope deste domingo mostrar uma boa audiência da TV Globo durante a transmissão da partida, a data da final deve mudar para a emissora concorrer com Gugu no próximo domingo também. 

Faustão encosta em Gugu na disputa por audiência
A disputa pela audiência no domingo foi acirrada. Gugu venceu Faustão por um ponto de média, nas duas vezes que os programas estiveram ao mesmo tempo no ar. Das 15h27 às 15h53, o Domingo Legal perdeu para o Planeta Xuxa, 14 a 13 de média. Das 15h54 às 17h39, Gugu venceu o Domingão do Faustão, 16 a 13. O Futebol 2001 – Copa América goleou o Domingo Legal: 33 a 18. Das 19h59 às 20h47, novamente Faustão e Gugu se enfrentaram e o SBT liderou por 27 a 26. No fim do programa, das 20h47 às 21h05, Gugu perdeu para o Fantástico por 29 a 27 de média. 

Planeta Xuxa vence Domingo Legal na audiência
A audiência deste domingo oscilou bastante, ora positiva para a Globo, ora para o SBT. O Domingo Legal perdeu para o Planeta Xuxa por 15 a 7, das 15h41 às 16h10. Na hora do filme Gasparzinho, o embate ficou empatado em 17 pontos. Das 17h58 às 20h46, em que Domingo Legal e Domingão do Faustão estiveram juntos no ar, a vitória foi para o SBT, 26 a 19. No embate com o Fantástico, o programa de Gugu Liberato se deu bem mais uma vez, 30 a 27, das 20h46 às 21h. A média geral, das 15h41 às 21h, foi de 22 para o SBT contra 19 para a Globo.

“SBT” estreia “Casa dos Artistas”
Silvio Santos armou mais uma. No domingo, estreou, na surdina, um reality show só com famosos, o Casa dos Artistas. A atração, com 12 artistas confinados numa casa por sete semanas, foi surpresa também em ibope. Ficou à frente do Fantástico, das 20h40 às 21h43, com 33 pontos de média ante 25 da Globo. (Cada ponto equivale a 44 mil casas na Grande São Paulo). Das 22h45 às 23h32, o reality show perdeu para No Limite 3, mas por pouco. A Globo marcou 31 contra 27 do SBT. A média total do No Limite foi 33 pontos. 
O programa é praticamente uma cópia do holandês Big Brother, cujos direitos foram comprados pela Globo. A cada semana, um integrante será eliminado. O vencedor, em 16 de dezembro, levará um prêmio de R$ 300 mil. Os participantes Alexandre Frota, Núbia Oliveira, Matheus Carrieri, Mari Alexandre, Leandro Lehart, Barbara Paz, Taiguara Nazareh, Alessandra Iscatena, Marco Mastronelli, Patrícia Coelho, Supla e Nana Gouvêa assinaram contrato uma semana antes da estréia. 
Além de um bom cachê (não revelado), o contrato prevê que os eliminados devem ficar escondidos, sem dar entrevistas, até a final. Outra cláusula determinou que nenhum soubesse a identidade dos outros antes da estréia. Outro segredo é a localização da Casa dos Artistas, que custou cerca de R$ 5 milhões ao SBT.

“Casa dos Artistas” derrota “Fantástico”
Exibido sem intervalos comerciais, programa deu ontem nova vitória ao SBT em sua disputa pela audiência dominical contra a Globo
O programa Casa dos Artistas, do SBT, voltou a superar a audiência da Globo. Como no domingo passado, a atração exibida ontem entre 20h48 e 22h06, no horário do Fantástico, obteve 36 pontos de ibope ante 29 do programa concorrente. Exibido sem intervalos comerciais, Casa dos Artistas teve pico de audiência de 43 pontos, momento em que a Globo cravou 26 pontos. Cada ponto representa 44 mil domicilíos na Grande São Paulo. 
No domingo passado, Casa dos Artistas conseguira 33 pontos contra 26 do Fantástico, na primeira derrota de público da revista da Globo em 29 anos. O apelo de ontem no SBT foi a definição da primeira baixa no Casa. A modelo Alessandra Scattena foi desclassificada em votação prévia feita pelos 12 integrantes do programa e endossada por 8 telespectadores. 
Enquanto o apresentador Silvio Santos lia as justificativas de votos dos famosos, num espetáculo marcado pela humilhação pública das pessoas analisadas, o Fantástico exibiu, entre outros quadros, a escolha da musa de No Limite. Apesar da batalha jurídica travada na semana passada entre a Globo e o SBT, a retomada da exibição do Casa, na sexta-feira, não havia alterado significativamente o comportamento do telespectador, até ontem.
Na sexta, o Casa dos Artistas obteve 19 pontos (chegando ao pico de 22) ante os 39 da Globo – que nesse horário exibe o fim do Jornal Nacional e a novela O Clone. Anteontem, a rede de Silvio Santos manteve a média de 19, chegou ao pico de 23. A Globo subiu um pouco em relação ao dia anterior, chegando a 41 pontos. Antes de a Globo obter a liminar que forçou o SBT a interromper a exibição – o que ocorreu na quarta-feira – o Casa dos Artistas havia conseguido 31 pontos no domingo (estréia do programa) e 20 na segunda e na terça-feira. Nesses três dias, o Ibope da Globo variou entre 42 e 45 pontos. 

“Casa dos Artistas” bate a Globo
Com 11 votos, Marco Mastronelli foi o segundo eliminado de Casa dos Artistas, do SBT. Ontem, no início da eliminatória semanal, às 20h42, o programa registrou audiência de 31 pontos, contra 26 da Globo. No horário, a emissora rival exibia o Faustão. Minutos depois, entrou no ar o Fantástico e começou a votação, quando o SBT cravou 36 contra 29 da Globo. Novamente, a escolha da vítima foi um show de humilhações. Mastronelli foi chamado de insuportável, idiota entre outros adjetivos. 
O Casa dos Artistas é cheio de mistérios. O horário em que o programa vai ao ar é combinado em uma reunião com Silvio, por volta das 19h. “Então eles decidem se o programa vai ao ar em duas partes, com o Show do Milhão no meio, ou tudo de uma vez só, logo após o Domingo Legal. Depende da audiência”, conta o produtor. O programa estreou no SBT no dia 28/10 e reúne “artistas” com a missão de conviver por 45 dias em uma casa no Morumbi, zona sul. Todos são vigiados 24h por dia pelas câmeras. A cada semana, um participante é eliminado pelos colegas e pelo público. 

SBT bate a Globo e estabelece novo recorde
Na disputa pela audiência dominical, o SBT levou a melhor mais uma vez. Ontem, o programa Casa dos Artistas atingiu a marca de 45 pontos no Ibope contra 17 do Fantástico. O maior pico de audiência já obtido pela emissora de Silvio Santos num domingo ocorreu às 22h22, segundo a assessoria do SBT. Enquanto esteve no ar, das 20h41 às 22h34, Casa teve média de 38 pontos, e a Globo, 23 – cada ponto equivale a 44 mil casas da Grande São Paulo. 
O programa do SBT, um reality show que mostra artistas convivendo numa mansão no Morumbi, vem derrotando desde sua estréia o Fantástico, há 29 anos no ar. Ontem, o programa mostrou a eliminação de mais um artista. Supla e Núbia Ólivie foram os mais votados pelos artistas. E, na votação dos telespectadores, Núbia foi escolhida para abandonar a casa, considerada “chata”, “má” e “falsa”. 
Entre um voto e outro, clipes foram mostrados aos telespectadores. O programa enfocou ainda o romance de Bárbara Paz e Supla, os momentos reservados a exibição de músculos e boa forma na sala de ginástica e a festa árabe, com roupas e comidas típicas, realizada no sábado. Marco Mastronelli pediu desculpas aos “colegas de trabalho” e ao público por seu comportamento dentro da casa. Após a votação, Mari Alexandre saiu aos prantos e os homens reuniram-se para discutir as novas regras de convivência. O programa vai ao ar até o meio do mês de dezembro. O vencedor leva R$ 300 mil. 
Não foi a única derrota do SBT. O Domingo Legal, comandado por Gugu Liberato, empatou com a Rede Globo durante a transmissão da partida de futebol entre São Paulo e Cruzeiro, quando o Ibope registrou 21 pontos. Mas das 18 horas às 20h30, contra o Domingão do Faustão, Gugu venceu por 27 a 18. O apresentador ainda manteve a liderança, por 29 pontos a 23, contra os primeiros 10 minutos do programa Fantástico. 

“Casa dos Artistas” bate a Globo com pico de 50 pontos
Pelo quarto domingo consecutivo, o programa Casa dos Artistas, do SBT, derrotou o Fantástico, da Globo. Às 22h53, a atração de Silvio Santos atingiu seu pico de audiência com 50 pontos ante os 18 da concorrente (cada ponto do Ibope equivale a 44 mil casas na Grande São Paulo). A média foi de 40 pontos para o SBT e 22 para a Globo, entre as 20h40 e 23h05, segundo informações da Assessoria de Imprensa do SBT. 
Para vencer a disputa pela audiência, Silvio Santos decidiu prolongar a duração do Casa. Ele foi encerrado às 23h05, chegando a coincidir com o início do reality show da Globo, o No Limite 3. A votação do Casa começou com Alexandre Frota pedindo para sair e depois perguntando à platéia de Silvio Santos se eles queriam que ele fosse excluído do programa. O auditório gritou que “não”. O Fantástico havia começado dez minutos antes com uma reportagem sobre clonagem. 

“Casa dos Artistas” atinge audiência recorde
O programa Casa dos Artistas, do SBT, atingiu ontem sua maior audiência média: o Ibope registrou 41 pontos (entre 20h40 e 32h03), contra 23 para o Fantástico, da Rede Globo. No domingo passado, o SBT ficara com média de 40 pontos, contra 22 da atração da Globo. Cada ponto representa 44 mil residências com aparelhos ligados na Grande São Paulo. 
O pico foi, no entanto, ligeiramente inferior: 49 pontos nesta semana, 50 no domingo passado. Durante o Fantástico de ontem, a Globo anunciou sua versão para o Big Brother, programa que inspirou Casa dos Artistas e que originou as disputas judiciais entre as duas emissoras. O ator Taiguara foi o eliminado de ontem da Casa dos Artistas. Ele disputou o segundo turno, realizado por meio de telefonemas do público, com Alexandre Frota. Núbia Ólive, ex-participante do programa, foi uma das atrações do Domingo Legal. Gugu Liberato exibiu imagens da carreira da modelo e atriz. Durante o programa, o Ibope registrou, na média, um empate entre a Globo e o SBT, em 22 pontos. 

SBT ganha mais um round na guerra por audiência
O SBT e a Rede Globo protagonizaram ontem outro disputado round na guerra pela audiência dominical. No dia em que Matheus Carrieri foi eliminado pelo público, o Casa dos Artistas bateu o Fantástico pela sexta vez consecutiva, obtendo média de 41 pontos –contra 22 da concorrente –e, às 22h52, alcançou pico de 49 pontos. 
Em seus dez minutos iniciais, o Fantástico já começou perdendo, com uma média de 27 pontos diante dos 29 do Programa do Gugu. O SBT manteve a boa audiência no horário exibindo as mensagens gravadas por parentes dos participantes, como o depoimento emocionado da avó de Supla, dona Filomena Matarazzo (mãe do senador Eduardo Suplicy). 
Silvio Santos deixou bem claro que estava lá para concorrer de frente com a emissora rival, ao admitir que o programa poderia ser interrompido a qualquer momento. “Nosso comercial é estratégico”, gracejou o apresentador. Ele disse que a votação da próxima semana, que apontará o ganhador do game, será decidida pelo público. 
A disputa pela audiência teve início na tarde de ontem. O Programa do Gugu, do SBT, começou às 15h45 e teve uma média de 21 pontos contra os 29 obtidos pelo jogo São Caetano x Atlético Mineiro, transmitido pela TV Globo. Quando Faustão entrou no ar, o ibope da emissora caiu. Mesmo com a longa participação de Roberto Carlos, Fausto Silva atingiu uma média de 24 pontos diante dos 30 pontos do apresentador Gugu.

“Casa dos Artistas” é marco histórico da TV
O maior ibope de seus 20 anos, o SBT conquistou, no domingo. A emissora de Silvio Santos manteve média de 47 pontos, contra 18 da Rede Globo, e chegou a atingir pico de 55 pontos
O SBT conquistou, no domingo, o maior ibope de seus 20 anos. Durante o horário em que a final de Casa dos Artistas esteve no ar, Silvio Santos manteve uma média de 47 pontos, ante 18 da Rede Globo, e chegou a atingir pico de 55 pontos. A expectativa do público em torno do vencedor do programa foi a mesma de uma final de Copa do Mundo ou ao último capítulo da novela das 8. Casa foi consagrado como um dos marcos da história da televisão brasileira. 
Com informações do site NaTelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário