segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

‘Todos sabem que estou radiante. Não existe luto’, diz Fátima Bernardes

A saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional entrou para a história da televisão brasileira. Fátima sairá do jornal mais visto do Brasil, mas continuará na Rede Globo em um programa matinal. O horário da manhã é em que a emissora enfrenta maior competição. William Bonner, seu companheiro de trabalho, chefe e marido, primeiramente não aceitou a decisão de Fátima. Em conflito de pensamentos, Bonner cedeu: “Como chefe, não podia concordar. Como marido, não tinha alternativa a não ser apoiá-la”.
Foi no primeiro dia do ano que Fátima firmou sua ideia que já existia desde 2007. Além de ter a aceitação de Bonner, Fátima precisou ainda da afirmação de Carlos Henrique Schroder. No mesmo ano que Fátima teve vontade de sair do Jornal Nacional para fazer um programa com uma proposta diferente, a jornalista não teve o apoio da equipe, que achou que ainda era cedo para mudanças no telejornal.
Determinada em sair do JN, quando o programa estava prestes a completar 40 anos, Fátima sugeriu que a saída fosse anunciada. “É motivo de festa e você vai querer sair, Fátima?”, declarou Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Central Globo de Jornalismo e Esportes.
Enfim, nesta quinta-feira, ao lado de Bonner e de Patrícia Poeta, sua substituta, Fátima anunciou sorridente as mudanças que irão acontecer. Sobre especulações de que o casal estaria se separando em decisão matrimonial, Fátima, sempre resguardada, não entra em detalhes. “Todos sabem que estou radiante. Não existe luto”, diz.
Bonner chorou várias vezes enquanto era editado o vídeo com os melhores momentos da carreira de Fátima. No entanto, a carreira de William no Jornal Nacional vai continuar, pelo menos até 2018 como estabelecido na renovação do contrato. Bonner acredita que sua esposa deveria ter feito o mesmo, argumentando que formam o “casal símbolo”. “Embora apreensiva, ela me disse que estava decidida”, conta Bonner.
A nova apresentadora do JN não foi a única mudança vista no telejornal de uns tempos para cá. O jornal que existe desde 1969 e tem há 14 anos a dupla Fátima e William como âncoras, aos poucos e discretamente apresenta uma estrutura mais informal. O casal passou a se olhar mais, conversar entre si e interagir com os telespectadores, o que antes não era visto. O Twitter foi uma arma de aproximação entre Bonner e uma faixa etária mais jovem. A cor de sua gravata já foi até motivo de brincadeiras entre os seguidores do micro blog.
E é dessa maneira mais leve, que Fátima aposta em seu novo programa. Com a proposta de um programa menos noticioso e com certo entretenimento, as referências foram tiradas das programações matinais da televisão americana. Após dado o sinal verde para a sinopse da ideia, uma equipe comandada pelo diretor Guel Arraes passou a se encontrar semanalmente para formatar a atração. Na equipe, o ator Claudio Manoel e o jornalista Geneton Moras Neto, da Globo News. A elaboração do projeto foi feito com muito sigilo e muito estudo de caso. Nos encontros, eles assistiam programas americanos consagrados como o “Good Morning America”, “The Oprah Winfrey Show”.
A previsão de estreia para o novo programa da Globo, comandado por Fátima, deve ser para o mês de abril. Terá uma hora e será diário. 
Sobre a nova apresentadora do JN, Fátima disse que Patrícia é elegante, informal e independente. Assim como a nova mudança no jornal, Patrícia terá que abdicar da cabeleira para assumir o padrão do JN.
As informações foram retiradas da revista Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário