domingo, 25 de dezembro de 2011

Oito dos 12 estádios da Copa estarão prontos até o final de 2012, prevê governo federal

A reforma do Castelão, em Fortaleza (CE), deveré ser concluída em dezembro de 2012
Vinícius Segalla
Em São Paulo
O ano de 2012 ficará marcado por ver os primeiros estádios que estão sendo construídos ou reformados prontos para a Copa do Mundo de 2014. Oito das 12 arenas espalhadas pelo país serão entregues até dezembro do ano que vem, de acordo com previsão oficial do Ministério do Esporte.

QUANDO FICAM PRONTOS OS ESTÁDIOS

  Estádio Previsão de entrega
Mineirão (MG) 21 de dezembro de 2012
Castelão (CE) Dezembro de 2012
Arena Fonte Nova (BA) Dezembro de 2012
Beira-Rio (RS) Dezembro de 2012
Arena Pernambuco (PE) Dezembro de 2012
Arena Pantanal (MT) Dezembro de 2012
Arena da Baixada (PR) Dezembro de 2012
Estádio Nacional (DF) Dezembro de 2012
Maracanã (RJ) Fevereiro de 2013
Arena Amazônia (AM) Junho de 2013
Estádio das Dunas (RN) Dezembro de 2013
Itaquerão (SP) Dezembro de 2013
A cidade de Fortaleza tem tudo para ser a primeira a ter um estádio pronto para o Mundial de futebol. Os trabalhos de reforma do Castelão já passam da metade, e as autoridades locais acreditam que a arena poderá ser entregue antes mesmo da previsão oficial, de dezembro de 2012.
A cidade de Fortaleza pode ser considerada uma das sedes mais prestigiadas na divisão dos jogos da Copa do Mundo. A capital cearense vai receber um jogo do Brasil na primeira fase e uma semifinal da Copa das Confederações. Além disso, se o Brasil se classificar em primeiro em sua chave, disputará, se chegar, as quartas de final no Castelão. Se for o segundo, jogará as oitavas de final em Fortaleza.
As autoridades locais consideram que o estado adiantado da obra no Castelão e a boa impressão que os técnicos da Fifa tiveram em relação ao estádio e às obras de mobilidade urbana em visitas à cidade foram os responsáveis pelo sucesso da cidade, que abrigará, pelo menos, seis jogos da Copa do Mundo.
Outra obra que segue embalada é a do Mineirão, que tem um dia oficial para ser entregue: 21 de dezembro de 2012. Apesar das greves que enfrentou durante 2011, a empreitada não está nem um dia atrasada em seu cronograma.
Inaugurado em 1965, o estádio começou a ser reformado em janeiro de 2010. Atualmente, as obras encontram-se na terceira e última etapa, embora apenas 40% dos trabalhos tenham sido realizados.
Foram concluídas várias intervenções nesse período, mantendo a fachada como um dos bens tombados como patrimônio histórico. Entre as obras de maior destaque estão o rebaixamento do campo em 3,4 metros, a conclusão das demolições estabelecidas nas áreas interna e externa e a doação do gramado e  de cadeiras. O trabalho de fundação nas áreas externas e internas também está na reta final.
Outro estádio com previsão oficial de entrega em dezembro de 2012 é o Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). O prazo, no entanto, tem tudo para não ser cumprido. As obras ficaram paralisadas por mais de seis meses em 2011, em virtude de um impasse entre o Internacional, proprietário da Arena, e a Andrade Gutierrez, empreiteira contratada para reformá-lo.
As duas partes tiveram trabalho para chegar a um consenso acerca do contrato, e os trabalhos foram suspensos até a assinatura do documento, que aconteceu apenas no dia 15 deste mês.
Em 2010, o clube montou um plano, que chegou a ser colocado em prática, de reformar o estádio em dois anos. O estádio jamais seria fechado integralmente. A cada seis meses, uma quarta parte da arena seria reformada, deixando as áreas restantes livres para a ocupação do público.
Tal plano caiu por terra. Com o atraso nas obras, será necessário trabalhar em três turnos e em todo estádio ao mesmo tempo para compensar o tempo perdido.
Já no dia 27 de agosto, quando as obras completavam 45 dias de paralisação, o cronograma estava de tal forma comprometido que a Andrade Gutierrez se via obrigada a afirmar que empenharia "todos os esforços para viabilizar a obra em tempo hábil para a Copa do Mundo de 2014".
As duas arenas que ficarão prontas por último, segundo previsão oficial, é o Estádio das Dunas, em Natal (RN), e o estádio do Corinthians, em São Paulo. Não por coincidência, foram as duas que começaram por último a serem construídas, em 6 de setembro e 30 de maio deste ano, respectivamente.
Apesar de a própria construtora do estádio do Corinthians, a Odebrecht, dizer que o estádio será entregue em dezembro de 2013, o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez afirma que a obra será concluída em setembro de 2013.
FONTE: bol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário