quarta-feira, 11 de março de 2015

Por causa de Xuxa, Globo cogita processar Record

Xuxa (Foto: Blad Meneghel)
Xuxa é contratada da Record
(Foto: Blad Meneghel)
 
A Globo convocou um time de advogados para avaliar um possível processo judicial contra a Record pela apropriação de imagens de arquivo de Xuxa Meneghel em reportagem exibida no último “Domingo Espetacular”. A Record mostrou, sem autorização da Globo, imagens do “Xou da Xuxa” (1986-1992), do “Planeta Xuxa” (1997-2002), do “TV Xuxa” (2005-2014), do “Domingão do Faustão” e até da cobertura do funeral do piloto Ayrton Senna, em 1994, de quem a apresentadora namorou.
 
A Record exibiu imagens do acervo da Globo em diversos momentos. Já no primeiro minuto foi mostrado alguns segundos do “Xou da Xuxa”. Na metade da reportagem, o “Domingo Espetacular” exibiu quase três minutos ininterruptos de material produzido pela Globo.
 
As imagens não apenas marcaram momentos importantes da carreira de Xuxa, mas também da vida pessoal. O anúncio da gravidez da apresentadora, em 1997, feito no “Domingão do Faustão”, fez parte da longa reportagem. Até para ilustrar o namoro de Xuxa com o cantor e ator Junno Andrade a Record recorreu ao arquivo da Globo, em edição do “TV Xuxa” de 2013.
Xuxa no Planeta Xuxa; Record nem se deu ao trabalho de esconder logomarca da Globo

A marca d’água da Globo e o logotipo do canal Viva (com Xuxa no Globo de Ouro) apareceram em várias ocasiões. Em algumas delas, com a logomarca da Record em primeiro plano. No entanto, em momento algum foi dado crédito à rede dos Marinhos. A Record dizia que as imagens eram de “acervo pessoal” de Xuxa.
Os advogados da Globo estudam se vale a pena processar a Record. Analisam que a força de defesa da rede de Edir Macedo nos tribunais. Uma vez que o canal da Barra Funda pode argumentar que o material foi cedido por Xuxa, e não copiado ilegalmente na internet. Outro provável argumento, que está sendo levado em consideração, é o de uso jornalístico das imagens.
Apesar da queixa de que a Record se apropria de suas imagens não seja de hoje, a Globo só irá processar a concorrente se inferir que tem chances reais de vitória.
Xuxa abraça a filha, Sasha, no início dos anos 2000; logotipo da Record sobrepôs o da Globo

Com informações do site Notícias da TV.


 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário