sexta-feira, 27 de abril de 2012

Danilo Gentili detona Jô Soares, mas ainda precisa aprender a fazer entrevista

danilo
O Agora é Tarde, programa de entrevistas apresentado por Danilo Gentili, começou bem, cheio de gás, com muito humor e com o rapaz bem empolgado. Mas agora, já alguns meses depois da estreia da atração da Band, Gentili mostra todas as suas fraquezas. A principal e mais gritante é não saber mesmo fazer entrevista.
E o pior disso tudo é que na época em que ia estrear o Agora É Tarde, Danilo saiu falando muito mal do Jô Soares, criticando-o abertamente com frases do tipo “Jô Soares não inventou os programas de entrevista” ou “está acomodado”. Isso tudo é verdade, mas é uma grande descoberta do Danilo o fato de Jô não ter inventado os talk-shows? O mundo inteiro deve saber disso, mas Gentili parece ter percebido isso só recentemente. E Jô Soares está realmente acomodado, só que não é mais responsabilidade dele revolucionar o formato. Quem tem de fazer isso é gente como Danilo, só que não é o que se vê.
Boa parte das entrevistas do Agora É Tarde é de uma preguiça sem tamanho. Danilo claramente lê as perguntas que está no seu papelzinho, raras são as vezes em que ele deixa a conversa fluir. Gentili até interrompe o entrevistado para fazer a pergunta seguinte. Quer dizer, praticamente a mesma coisa que Jô faz na Globo.
Outra falha grave de Gentili é a babação em cima de gente muito famosa. Nesta semana um dos entrevistados foi o cantor Seu Jorge e Danilo parecia estar conversando com Deus. Já no cumprimento, o entrevistador abaixou-se e encostou o ouvido na barriga do convidado. Hein?! Depois disso o que se viu foi constrangedor. Gentili estava totalmente deslumbrado e só rolaram perguntas óbvias demais. Aliás, quase nunca os bate-papos saem do lugar-comum. Uma das perguntas, por exemplo, foi sobre Seu Jorge já ter sido morador de rua. Quem é que não sabe dessa história?
O grande problema de Danilo Gentili é que ele se acha um cruzamento mais esperto de David Letterman com Jimmy Fallon, dois ótimos comandantes de talk-shows nos Estados Unidos. Pena que suas piadas sejam óbvias demais, quase sempre de mau gosto, mas que ao seu ver são geniais. Há momentos em que apenas ele ri de seus próprios comentários.
Ah, sim. Tem mais um grande problema. O português. É inacreditável o tanto de vezes que Gentili erra ao pronunciar a língua. Alguns deslizes horríveis: “Corintias”, “você vai ter duas coisa boa agora”, “pedir pra vocês mandarem vídeo”, “aí, eles não aceita” e por aí vai.
Um ou outro errinho é até perdoável, às vezes escapa mesmo, mas eles acontecem noite após noite. Será que não dá para ninguém dar um toque no apresentador? Pega mal demais.
O ideal mesmo seria Danilo Gentili ter aulas de entrevista com a Marília Gabriela. Quem sabe não dá para salvar alguma coisa? Porque do jeito que está, o mais divertido é ver o Ultraje a Rigor e os outros comediantes do programa.

Um comentário: