quarta-feira, 13 de junho de 2012

Globo escala Fátima em briga por décimos de ibope

Novo programa de Fátima Bernardes faz <i>TV Globinho</i> ser extinto da grade de programação
Se está em crise em outros horários, na faixa matinal a Record vai bem, e tem disputado décimo a décimo de ponto de ibope com a Globo, entre 7h e 12h, de segunda a sexta. É para tentar se distanciar nessa briga de pontos e percentuais que a Globo escalou Fátima Bernardes. Além disso, a jornalista tem outra tarefa hercúlea: estancar a queda de ibope. Desde 2010 a Globo já perdeu 1 em cada 4 telespectadores entre 7h e 12h.
Em maio, por exemplo, a Globo fechou com 6,6 pontos de ibope e participação de 26% nas TVs ligadas. Em 2010 essa média era de 8,2 pontos (1 ponto de ibope = 60 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo)
Já a Record fechou o mês passado com 6,2 pontos e 24% de participação nas TVs ligadas. O SBT também tem bons resultados nessa faixa, com média de 4,2 pontos e 16% de participação. É um horário muito disputado, portanto.
O trabalho da jornalista Fátima, 49, não será nada fácil. Em primeiro lugar porque, como anotado dois parágrafos acima, a Record está uma fase ruim em quase todas as faixas horárias, mas não na matinal.
Segundo, porque o total de TVs ligadas no horário em que a sra. Bonner vai entrar é baixo por natureza: apenas 25% das TVs abertas estão “acesas” das 7h às 12h (para efeito de comparação, entre 7h e 0h esse número sobe para 40,4%).
As manhãs da TV aberta brasileira, portanto, só têm um pouco mais de aparelhos ligados que as madrugadas. E tem sido assim, historicamente, nos últimos anos de medição de ibope.
RIGA COM O “HOJE EM DIA”
Acredita-se que a Globo e sua apresentadora não sejam tão presunçosas a ponto de acreditar que “Encontro com Fátima” fará mais pessoas ligarem e assistirem TV nas manhãs.
A Globo provavelmente está focada, isso sim, para que aqueles que estão com as TVs ligadas não migrem para o bate-papo ameno do “Hoje em Dia” (lembrando que o matinal da Record começa às 10h, meia hora antes que o de Fátima, e também termina às 12h).
A Globo fez outra aposta arriscada ao definir a estreia a um mês dos Jogos de Londres, que a Record terá exibição exclusiva na TV aberta. Um mês é o prazo que a Globo terá para saber se sua estratégia está dando certo.
Por fim, a emissora carioca deve estar confiante que Fátima possa agregar algum novo tipo de público nas manhãs. Um público que nem Xuxa, no passado, nem Ana Maria Braga, no presente, conseguiram agregar.
É realmente com você, Fátima Bernardes…

Nenhum comentário:

Postar um comentário