segunda-feira, 1 de julho de 2013

O verdadeiro significado dos nomes de “Amor à Vida”

Montagem / Redação POP
Imagino que uma das maiores graças de ser um autor é poder nomear aqueles personagens daquele universo ficcional. Assim como em qualquer outra arte, é interessante quando os nomes têm a ver com a personalidade daquelas pessoas, ou menos alguma relação. Nas novelas, no entanto, há outras preocupações: os nomes precisam ser fáceis e não parecer com nenhum outro. Em “Bang Bang”, por exemplo, o público rejeitou os nomes americanizados e complexos.
Em “Amor à Vida”, no entanto, Walcyr Carrasco parece ter sido beeem criativo ao colocar nomes inusitados em seus personagens. Preparamos então esse dicionário de nomes com os mais diferentes (ou importantes) da trama, e uma tentativa de explicação. Fica a dica para você leitora esperando bebê e ávida por nomear seu belo rebento.
Montagem / Redação POP
Segundo vários dicionários, o nome Paloma se refere a pessoas analíticas e perspicazes. Infelizmente a nossa Paloma de “Amor à Vida” é uma porta, incapaz de perceber a maldade de seu irmão mesmo se tivesse um letreiro em neon escrito “Ele não presta” na testa de Félix. Talvez ela tenha mais a ver com uma pomba mesmo: inconveniente, folgada e irritante.
Montagem / Redação POP
Serenidade, amor, responsabilidade são as características das pessoas com o nome Félix. O da novela, no entanto, é o oposto disso. Se estressa fácil, não demonstra amor e tem tanta responsabilidade que acha uma boa sair colocando silicone industrial na comissão da frente da mulherada. Feliz estou eu por não precisar conviver com alguém assim.
Montagem / Redação POP
Um pilar é o elemento que sustenta a construção, então alguém com esse nome deve ser um elemento fundamental para a família, certo? Errado! A personagem de Susana Vieira é descontrolada e incapaz de perceber a gravidez da filha até o dia do parto. Pelo menos o cabelo está sempre impecável. Já o sapato…. tsc tsc…
Montagem / Redação POP
A enfermeira do hospital sempre em plantão (como ela mesma gosta de lembrar em toda santa cena) tem até a ver com o significado do seu nome: ela é a responsável por topar a ideia maluca de Bruno de registrar Paulinha como filha dele. Todos os personagens estavam em dúvida, mas o veredito saiu apenas dessa mulher forte.
Montagem / Redação POP
O grande sonho do homossexual cujo cabelo é inspirado no Walter Mercado é ser pai com seu maridão. A vitória do seu nome não evita a sucessão de empecilhos a esse objetivo, porque não está fácil para ninguém encontrar uma barriga de aluguel (ou “barriga solidária”, como o seu namorado chato faz questão de lembrar em todas as cenas sobre o tema). Quem sabe a vitória não venha quando sua amigona topar gerar o filho deles? Não sabe quem é a amigona dele? Veja o próximo nome!
Montagem / Redação POP
Entenderam, né galera?
Montagem / Redação POP
Reservado e equilibrado são características do nome Eron, derivado do Latim. Já o personagem da novela é reservado, equilibrado e chaaaaaatoooooo. Só não reclamamos mais porque ele já paga diariamente seus pecados trabalhando com Félix.
Montagem / Redação POP
De origem germânica, a Edith de “Amor à Vida” tem tudo a ver com o significado. Ela foi um “presentinho” dado a Félix para curar a homossexualidade do vilão, uma ideia brilhante (só que não) do doutor César.
Montagem / Redação POP
Caso você não conheça muito de mitologia grega, Dionísio é o deu do vinho. Isso explica muita coisa: o esposo da Ordália deve ter tomado muuuuito vinho para ficar daquele tamanho. Como a mulher vive de plantão, talvez a única companhia de Denizard seja uma garrafa de vinho. Que triste, gente.
Montagem / Redação POP
A virgem mais adorada do Brasil (e mais desprezada pelas pessoas com cromossomo XY) na verdade é o nome de uma deusa que fica lá no submundo, no meio do caminho para o deus Hades. O submundo é o equivalente ao nosso “inferno”, mas na verdade o inferno é estar no núcleo repetitivo de “Amor à Vida”: todas as histórias da personagem envolvem ela procurando macho.
Por Fábio Garcia – Blogs POP – Coisas de Novela

Nenhum comentário:

Postar um comentário