domingo, 13 de janeiro de 2013

Crítica BBB: Baixaria com qualidade estética

BBB13fanibaixaria (1)
O que não falta na televisão são programas em que a baixaria é o prato principal. Por mais que muitos critiquem, o gênero do mundo cão rende audiência e repercussão. O “Big Brother Brasil” é o produto global que atende a esta demanda, a diferença é que na Rede Globo até a baixaria passa pelo Padrão de Qualidade.
Mesmo sabendo que o mote do reality está na quantidade e intensidade dos barracos, a Globo faz questão de mascarar a origem pitoresca do programa. Transmissão em 3D e HD, apresentador com credibilidade intelectual, designer moderno e edição caprichada, estes são alguns dos recursos estéticos utilizados para disfarçar o conteúdo popularesco do “BBB”.
Apesar dos esforços para embelezar a baixaria, às vezes o elenco extrapola os limites do contornável. Na festa da última quarta-feira (09/10), por exemplo, a vodka misturada com a empolgação de estar na Mansão do Projac resultou numa cena de dar inveja ao “SuperPop”, Fani trocou de roupa à beira da piscina enquanto Anamara tapava os seios da amiga com as mãos.
Longe do discurso moralista, assisto ao programa consciente do que ele é e do que pode oferecer. Não há problema em preferir o DNA no “Programa do Ratinho” aos documentários do Discovery Channel. Afinal, é bastante arriscado julgar alguém tendo como base ao que ela assiste.
O intrigante é a postura das emissoras, principalmente a Globo, em não admitir que determinada atração é apelativa. Atitude hipócrita e desonesta. Já que produziu, o correto seria deixar bem claro ao público o que ele vai encontrar naquele produto. A própria Endemol, detentora do formato, não esconde o sensacionalismo intrínseco ao reality. Ver quem quer.
Talvez seja por se sentir enganado que o telespectador no Brasil relute contra o “BBB”, por aqui ele é vendido numa embalagem chique, porém o conteúdo é primo-irmão do “Casos de Família”. Particulamente, nada contra.
Portal POP – Blogs Séries e TV – Uziel Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário