domingo, 6 de janeiro de 2013

“Matemática”: A atual situação da Rede Globo não é tão preocupante assim


Rede Globo (logotipo atual) / Divulgação: Rede Globo e Fundação Roberto Marinho
Logotipo Rede Globo / Divulgação: Rede Globo; Fundação Roberto Marinho
Por: Eduardo Silvestre
Os anos se passam e junto com eles a tecnologia vai se tornando cada vez mais próxima da população.
Pesquisas revelam que grande parte das famílias brasileiras possuem pelo menos 1 computador em casa com acesso à internet. Número esse, que com o passar dos anos só tende a crescer, afinal, até 2015 o Governo Federal pretende alavancar o acesso à internet com a criação do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), que prevê 70% de domicílios brasileiros conectados a rede.
Com esse crescimento virtual, em 2012, o número de aparelhos televisivos ligados caiu 4%, em comparação com o ano anterior (2011). Já com número de aparelhos de televisão ligados caindo, pode se concluir que as principais emissoras de TV Aberta, também apresentaram várias quedas, e viram os seus números de audiência despencarem.
A principal emissora do país e a segunda maior emissora do mundo, a Rede Globo, também não escapa e é a principal lesada. Os programas da emissora perderam força, os novos folhetins que substituíram grandes sucessos chegaram a perder mais de 10% da audiência registrada por suas antecessoras.
A emissora perdeu mais de um milhão de telespectadores, totalizando uma perda de 22 pontos. Os números são claros, e 5 pontos desse total, foram perdidos por “Lado a Lado”, 10 por “Guerra dos Sexos” e 7 por “Salve Jorge”.
Mesmo vendo o índices de seus folhetins despencarem, a Rede Globo não passa por nenhuma crise – não no momento -, e uma crise é um termo extinto para o padrão Globo de qualidade.
A emissora vem faturando muito alto no mercado publicitário e até agora a audiência não interferiu em nada e nem abalou os cofres da poderosa emissora. Os produtos vendem que nem água, prova disso são os números contabilizados, as vendas do CD de “Salve Jorge” se somados dão 50 mil cópias.
Ainda sim, com essa a perda de telespectadores, a emissora constantemente vê a sua média diária oscilar entre 11 e 14 pontos, já as concorrentes não passam dos 6 e dificilmente alcançam 7 , portanto pode se observar que a concorrência não têm nada pra comemorar.
A imensa quantidade de pessoas que deixaram de assistir as novelas globais, preferem desligar a TV e ficar na internet, na academia ou fazer qualquer outra atividade, do que assistir a programação do SBT e da Record.
Prova disso são os números registrados pelas concorrentes da “Vênus Platinada”. Um dos principais adversários de “Lado a Lado”, o programa “Cidade Alerta”, da Rede Record, levou apenas 2 dos 5 pontos que a novela perdeu em relação à sua antecessora “Amor Eterno Amor” que oscilava entre 22 e 25 pontos.
Mais ou menos 10 pontos dos 31 alcançados por “Cheias de Charme” foram embora da Globo, mas, segundo dados do Ibope, não se transferiram para nenhuma emissora.
Já o folhetim assinado por Glória Perez,“Salve Jorge”, perdeu cerca de 7 pontos se comparado aos números que “Avenida Brasil” alcançava, e esses pontos - ou telespectadores que migraram- também não renderam muito para a Record e o SBT. As duas emissoras que brigam pela vice-liderança, sempre vêem o seus números de audiência ficarem na casa dos 4 e 7 pontos no horário, pontuação normal, assim como marcavam contra “Avenida Brasil”.
Agora fica a grande pergunta: “Crise? Onde?”. Pode se concluir que a preocupação com a audiência não é tão grande assim para uma emissora que se isola no primeiro lugar diariamente, anualmente e nunca perde para nenhum concorrente. Uma emissora que vê seu faturamento, suas ações e investimentos estourarem, não pode se dar o luxo de se classificar como uma extinta “Tv Manchete”.

*Os trechos com opiniões expostas pelo autor, não interferem nos interesses e visões do site. 

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