segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Arena Pernambuco: veja novos detalhes do moderno estádio do Náutico

Arena multiuso está com 30% das obras finalizadas. Ao redor do estádio, será construído um bairro totalmente planejado

Planta Arena Pernambuco (Foto: Divulgação/Arena PE) 
Além de jogos, a Arena PE sediará shows musicais (Foto: Divulgação/Arena PE)
A empresa responsável pela construção da Arena Pernambuco apresentou, nesta segunda-feira (23), novidades em relação ao projeto do estádio que receberá cinco jogos na Copa de 2014. Localizada a 19 km do Recife, a Arena PE terá capacidade para 46 mil torcedores e os assentos serão distribuídos, aproximadamente, em 30 mil cadeiras comuns e o restante no estilo premium: 11.500 cadeiras especiais, 102 camarotes para 1.600 espectadores e 1.900 frisas – espaço destinado a grupos de oito pessoas e que contará com atendimento especializado.

O projeto, concebido para ser um dos mais modernos do mundo, promete incorporar um rigoroso padrão de conforto e segurança aliado à tecnologia. Uma novidade apresentada será a ausência de fossos e alambrados, o que aproximará o público ainda mais do campo de jogo. Vinte entradas espalhadas no térreo do estádio, oito elevadores e 13 escadas rolantes serão construídas para facilitar o acesso aos seus lugares. 4.700 vagas para estacionamento estão previstas no projeto, com 200 delas destinadas aos ônibus e o restante a veículos de passeio.

Com uma área de 128 mil metros quadrados, a Arena Pernambuco vai se enquadrar ao conceito de smart stadium dispondo de conexão de internet sem fio dentro e nos arredores do estádio, que também vai oferecer personalização independente aos mandantes dos jogos no local. Exemplo, quando o Náutico, que mandará seus jogos no estádio a partir de julho de 2013, for receber algum adversário, a decoração do estádio terá as referências do clube através de painéis de última geração, que vão estar espalhados na parte interna.
O Consórcio que está à frente das obras estuda a possibilidade de oferecer à parte externa do estádio iluminação rotativa – como acontece com a Alianz Arena, na Alemanha.

Planta Arena Pernambuco (Foto: Divulgação/Arena PE)A Arena Pernambuco sediará cinco jogos da Copa 2014 no Brasil (Foto: Divulgação/Arena PE)
Comércio
Quarenta e dois bares serão construídos com 367 pontos de vendas (através de caixas) espalhados em todos os setores com o objetivo de prolongar o lazer dos espectadores com o menu de comidas inspirado na culinária pernambucana.

Cidade da Copa
Ao redor do estádio será erguido um bairro chamado de Cidade da Copa e que terá edificações espalhadas em seus 250 hectares.

Segurança
Uma Central de Comando e Controle será criada e ficará responsável pelo monitoramento de todos os ambientes e contará com o apoio de agentes de segurança e câmeras. Ao fim dos jogos, a dispersão do público deve acontecer em oito minutos, quatro minutos a menos do que é determinado pela Fifa, que recomenda a saída em até 12 minutos.

Náutico terá de voltar aos Aflitos
Como a exigência da Fifa para o controle e manutenção do estádio acontece com três meses de antecedência à Copa (provavelmente em março de 2014), o Náutico – que já estará mandando seus jogos no local - terá de jogar em outro estádio. Caso os Aflitos não tenha sido demolido, a 'velha casa' alvirrubra voltará à ativa. Se já tiver ido ao chão, o Timbu terá de encontrar uma casa provisória.
Planta Arena Pernambuco (Foto: Divulgação/Arena PE) 
A Arena Pernambuco está sendo construída a 19 km do Recife (Foto: Divulgação/Arena PE)
Arena em números
46 mil lugares
30 mil cadeiras comuns
11.500 cadeiras especiais
102 camarotes (1.600 lugares)
1.900 assentos em frisa
4.700 vagas de estacionamento, com 800 cobertas

Conforto
13 escadas rolantes
8 elevadores
8 rampas de acesso no térreo
12 entradas no térreo
42 bares
Espaços de convivência
Múltipla setorização de assentos

Tecnologia
2 telões de LED em alta rresolução
Câmeras especiais de segurança
Iluminação e sonorização seguindo padrão internacionalmente

Planta Arena Pernambuco (Foto: Divulgação/Arena PE) 
Mais de 45 mil torcedores poderão usufruir da Arena PE em dias de jogo (Foto: Divulg/Arena PE)
 globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário