segunda-feira, 26 de março de 2012

Gafes de Silvio e emoção; saiba como foi o Troféu Imprensa

Silvio Santos foi o apresentador do Troféu Imprensa. Foto: Edson Lopes Jr./Terra
Silvio Santos foi o apresentador do Troféu Imprensa
Aos 81 anos, Silvio Santos sabe rir de si mesmo. Exibindo os fios grisalhos que chamaram a atenção do Brasil no início de março, depois de anos usando a clássica tintura acaju, ele apresentou o Troféu Imprensa, que foi ao ar na noite deste domingo (25), e mostrou que tudo pode virar piada – as gafes, os jurados, a própria ignorância e até a filha.
As gafes começaram ainda antes da gravação, realizada na quarta-feira (21), com Silvio se confundindo ao chamar os jurados para a bancada. Nelson Rubens, Sonia Abrão, José Armando Vannucci, Paulo Barboza, Leão Lobo, Keila Jimenez, Décio Piccinini, Valença Sotero, Paulo Cabral e Regina Rito foram chamados fora da ordem prevista (enquanto isso, nos bastidores, os funcionários da produção pediam ao grupo enfileirado: “prestem atenção, porque ele chama na ordem que quer”) e com os veículos em que trabalham errados.
Essa foi só a primeira de uma série de gafes e piadas do apresentador – ou gafes que viraram piadas. Algumas seguidas por gargalhadas do público presente no estúdio. Outras eram recebidas com desinteresse pelas jovens – todas devidamente maquiadas e mostrando as belas pernas em minissaias – que lotavam a plateia e eram “comandadas” por Roque e uma assistente, que avisavam quando elas deveriam aplaudir e quando deveriam ficar em silêncio.
Assim que o programa começou a ser gravado, conversando com Paulo Barboza, Silvio já fez piada de si mesmo. “As meninas que entram na TV só querem posar na Playboy. Já os meninos estão ficando velhos, de cabelos brancos”, disse, aos risos. No camarim, no entanto, ele já havia revelado que pretende voltar a pintar os fios.
Em seguida, ao pedir o voto de Valença Sotero, editora de Caras, na primeira categoria do prêmio (melhor cantora), Silvio perguntou sobre o uso de “Photoshap” nas imagens que são publicadas na revista e teve de ser corrigido pelo público: “Photoshooooop”. Ainda na votação da primeira categoria, falando de Paula Fernandes, que acabou levando o prêmio, o apresentador comentou o suposto affair da cantora com Roberto Carlos. Quando foi informado de que o rei estava solteiro, ele tascou: “então o Robrto Carlos está matando cachorro a grito?”.
Os jurados também não foram popupados. Ao comentar a semelhança física entre Nelson Rubens e Décio Piccinini, ele brincou: “ser chamado de Nelson Rubens, tudo bem, mas de Décio Piccinini? Você é muito feio, Décio!”. Já Leão Lobo foi chamado de deselegante por Silvio (se o adjetivo foi inspirado em Sandra Annemberg, não se sabe) por ter dito que Aguinaldo Silva é um enganador e que Jô Soares é um chato. A dinâmica da votação do prêmio também é curiosa. Silvio escolhia os cinco que votariam em cada categoria ali mesmo, no calor do momento, sem um pré-roteiro. Os assessores garantem, no entanto, que ele tem boa memória e nenhum jurado ou indicado foi prejudicado.
Um dos melhores momentos da gravação aconteceu quando Marco Luque foi chamado ao palco para receber o prêmio de melhor programa humorístico de 2011, vencido pelo CQC. Ainda nos bastidores, o humorista teve a ideia de homenagear Silvio Santos, “tingindo” o cabelo de grisalho. Com a ajuda dos cabeleireiros, usou um spray que deixou seu cabelo quase totalmente branco. Mas, quando Luque entrou no palco, Silvio aparentemente não percebeu que estava sendo homenageado, já que sequer mencionou o visual “estranho” do humorista. Um dos jurados teve de perguntar a Luque por que ele estava com os cabelos brancos para que o assunto viesse à tona. Mas, sem perder a irreverência, ele protagonizou um bate-papo animado com Silvio, que questionou quem seria o próximo a deixar o CQC – o programa jé teve as baixas de Danilo Gentili e Rafinha Bastos. “Ah, Silvio, na verdade o (Marcelo) Tas é um alienígena, daqui a pouco ele pega uma aeronave e decola”, brincou.
Aos gritos de “Tiaguinho, Tiaguinho”, Silvio Santos recebeu o segundo convidado da noite: Péricles, ex-Exaltasamba, para decepção das meninas que lotavam a plateia e visivelmente teriam preferido a presença do outro integrante do grupo. Sem mostrar constrangimentos, Silvio perguntou a Péricles, que foi receber o prêmio de melhor conjunto musical de 2011, por que a plateia gritava “Tiaguinho”. Desconversando e livrando-se da saia justa, o músico disse que deve gravar seu DVD solo em maio e pediu para receber o troféu das mãos de Leão Lobo. “Gosto muito da maneira como ele fala dos artistas”, justificou.
Outra presença ilustre no programa foi o apresentador Rodrigo Faro, que foi premiado pelo seu trabalho como apresentador em 2010. Rodrigo explicou como começou a fazer suas famosas imitações. “Foi quando o Michael Jackson morreu e eu quis fazer uma homenagem. Mas nunca imaginei que se tornaria toda essa coisa do ‘dança, gatinho’”, disse ele. Questionado por Silvio sobre o que a sua família achava das imitações, ele entregou um pouco da sua intimidade. “A Vera adora, já fiz a Lady Gaga nos nossos momentos mais íntimos. E uma das minhas filhas disse na escola que eu sou o único pai que usa roupa de balé também”, disse ele, aos risos.
Em um longo vermelho que chamava a atenção para a sua boa forma apenas sete meses após dar à luz, Eliana subiu ao palco para receber o prêmio de melhor apresentadora de 2011. Ela falou sobre a maternidade. “É uma alegria de viver muito grande, um filho te dá forças”, disse. E confessou que já tem planos de dar um irmão para Artur: “quero ser mãe de novo daqui a três anos”. Silvio Santos também recebeu no palco a dupla Priscilla e Yudi, que apresenta o Bom Dia & Cia e recebeu o prêmio de melhor programa infantil em 2011.
Outro momento de destaque da premiação foi a vitória da apresentadora Patrícia Abravanel, filha de Silvio, na categoria revelação por quase unanimidade (foram quatro votos a um, com um voto para o cantor Gusttavo Lima). Fazendo piada até da família, o apresentador não poupou a própria filha: “ela vai acabar sendo pastora”.
Encerrada a gravação, Silvio se aproximou da plateia e agradeceu a presença de todas as “caravanas” que haviam prestigiado a gravação. Ele ainda posou para fotos com os jurados, distribuiu alguns “muito prazer” para pessoas que não fazia ideia de quem eram e foi o primeiro a deixar o estúdio.
Confira abaixo quais foram os ganhadores do Troféu Imprensa e do Troféu Internet, que foram escolhidos por votação popular no Terra e no site do SBT.

Ganhadores do Troféu Imprensa
Melhor cantora - Paula Fernandes
Melhor programa infantil Carrossel Animado com Patati Patatá
Melhor jornal de TV - Jornal Nacional
Melhor novela - Cordel Encantado
Melhor programa de entrevista - Agora é Tarde
Melhor dupla sertaneja - Victor e Leo
Melhor atriz - Lilia Cabral
Melhor programa humorístico - CQC e Pânico na TV
Melhor animadora ou apresentadora de TV - Eliana
Melhor ator - Gabriel Braga Nunes
Melhor conjunto musical - Exaltasamba
Revelação - Patricia Abravanel
Melhor animador ou apresentador de TV - Rodrigo Faro
Melhor programa jornalístico - Conexão Repórter
Melhor cantor - Roberto Carlos
Ganhadores do Troféu Internet
Melhor cantora - Paula Fernandes
Melhor programa infantil Bom Dia & Cia
Melhor jornal de TV - Jornal Nacional
Melhor novela - Rebelde
Melhor programa de entrevista - De Frente com Gabi
Melhor dupla sertaneja - Jorge e Mateus
Melhor atriz - Mel Fronckowiak
Melhor programa humorístico - Pânico na TV
Melhor animadora ou apresentadora de TV - Eliana
Melhor ator - Chay Suede
Melhor conjunto musical - Rebeldes
Revelação - Mel Fronckowiak
Melhor animador ou apresentador de TV - Silvio Santos
Melhor programa jornalístico - Fantástico
Melhor cantor - Michel Teló
As informações são do Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário