terça-feira, 14 de maio de 2013

Aquecimento “Amor à Vida” – Conheça São Paulo

Não é segredo para ninguém que o cenário preferido para as novelas é o Rio de Janeiro. Mas os personagens de “Amor à Vida” terão São Paulo como sua casa. Vamos dar uma olhada na ex-cidade da garoa.
São Paulo costuma ser vista como uma cidade cinza, metropolitana, que não para nem por um segundo. A concepção não está errada – a cidade é mesmo tudo isso, mas existe um elemento humano muito distinto e pouco abordado. É justamente nesse ponto que Walcyr Carrascopretende firmar a base das relações sociais em “Amor à Vida”: na enorme mistura cultural, econômica e étnica que é a cidade. E, aqui vai apenas minha opinião, se tudo der certo, esta deve ser a primeira vez que uma novela consegue capturar isso.
“Sangue Bom”, a atual novela das 19h, também se passa em São Paulo e também tenta mostrar a cidade de uma forma mais abrangente. Mas “Sangue Bom” é, por definição, uma novela mais positiva, enquanto “Amor à Vida” deve mostrar tanto o limpo quanto o sujo dessa cidade. Mesmo assim, o retrato da novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari tem se mostrado bem feito, apesar dos excessos no idealismo e na elite mostrada. Sim, aquela elite existe, mas a novela funciona melhor quando está tentando mostrar como essa desigualdade é ridícula, e não quando mostra o excesso como algo bom.
Outro lado muito importante da representação de São Paulo em “Amor à Vida” é o esforço da equipe para situá-la no tempo atual e não numa versão fantasiosa em que tudo funciona perfeitamente, que provavelmente nunca existiu em momento algum do nosso passado. “Guerra dos Sexos” teve aí um de seus maiores problemas: na tentativa de ser fiel à versão original, a novela falhou em adaptar-se aos nossos tempos, e acabou alienando completamente o público ao mostrar uma cidade que não existe, nunca existiu e provavelmente nunca existirá. A São Paulo de “Amor à Vida” deve ser áspera, com as raízes fincadas na realidade. Ônibus incendiados, trânsito caótico, diversidade cultural, e, principalmente, um mar de pessoas em que um indivíduo é praticamente impossível de se encontrar, e mesmo sendo impossível, sempre encontramos algum conhecido andando pela cidade. Essa dualidade é a alma de São Paulo.
Um lado muito importante de uma novela (e qualquer obra de ficção, na verdade) é que ela nos faça enxergar algo de nós mesmos e de nossas vidas nos personagens e situações. Quando essa conexão acontece, metade do trabalho já está feito. A outra metade consiste em criar uma trama que faça o público voltar todos os dias para ver o que está acontecendo. “Amor à Vida” tem tudo para cobrir as duas partes, situando a história dos Khoury em nosso mundo.
Portal POP – Blogs Coisas de Novelas – Leandro Fernand

Nenhum comentário:

Postar um comentário