domingo, 26 de maio de 2013

“Dona Xepa” é boa, mas lembra “Fina Estampa”

Reprodução / Record
Em sua primeira semana de exibição, “Dona Xepa” diverte mesmo lembrando o último sucesso deAguinaldo Silva.
Logo quando vi a primeira chamada da novela, divulgada na coletiva de imprensa, notei algumas semelhanças entre “Dona Xepa” e “Fina Estampa”. A ideia é a mesma: uma mulher batalhadora que se esforça para criar os filhos enquanto eles têm uma certa vergonha da origem da mãe. Na novela da Globo, a matriarca era Griselda (Lília Cabral) e seus filhos Quinzé (Malvino Salvador), Maria Amália (Sophie Charlotte) e Antenor (Caio Castro), que morria de vergonha da mãe.
Já na Record, a família é menor: Xepa (Ângela Vieira) cria Édison (Arthur Aguiar) e Rosália (Thaís Fersoza), e desta vez quem se envergonha da mãe é a filha mais velha. Em comum entre as duas batalhadoras estão seus empregos humildes, com Griselda sendo marido de aluguel e Xepa trabalhando como feirante, e o fato das duas se queixarem para retratos de seus maridos desaparecidos.
Reprodução / Globo
Porém, considero que a maior semelhança entre “Fina Estampa” e “Dona Xepa” seja que as duas foram produzidas para o horário errado. Lembro que a novela de Aguinaldo Silva era alegre demais para estar na faixa das 21h, pois tinha diversos elementos que se encaixariam melhor às 19h. Com a novela de Gustavo Reiz acontece a mesmíssima coisa: a novela tem uma simplicidade que incomoda às 22h.
Durante décadas a Globo foi moldando as faixas de novela seguindo as pesquisas feitas sobre o público, e descobriu-se que as novelas vão crescendo em complexidade à medida que o horário de exibição vai se tornando mais tardio. E se uma novela é exibida às 22h, o mínimo que esperamos é uma carga dramática superior a uma novela das 21h (no caso, “Amor à Vida”).
Não pensem que estou criticando “Dona Xepa”, achei a novela muito bem produzida, superior à “Balacobaco” e consegue me tirar risadas sinceras. Porém, ela tem aquele jeitão de novela de começo da noite, com personagens mais simples. Talvez ela faria bem mais sucesso se a Record tivesse um horário às 19h para novelas, como acontecia na época de “Prova de Amor”.
Portal POP – Blogs Coisas de Novelas – Fábio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário