sexta-feira, 9 de março de 2012

Se inveja matasse, a Record já teria falido!

É lógico que a Rede Record está mirando na Globo quando ataca o UFC (Ultimate Fighting Championship, a maior organização de artes marciais mistas do mundo). E agora terá de enfrentar a fúria e a ira dos próprios lutadores – pessoas, digamos, nada afáveis, como Wanderlei Silva, Anderson Silva & Cia Ltda.
Para entender melhor essa briga vamos relembrar os fatos.
1) – A Record exibiu reportagem no Domingo Espetacular contando a história de um jovem norte-americano que ficou paraplégico após lesionar-se em uma luta do gênero. Entrevistou diversos profissionais para falar sobre os riscos do esporte, incluindo o deputado federal José Mentor (PT-SP), que fez um projeto de lei para proibir a exibição de eventos do UFC na televisão brasileira.
2) - Wanderlei Silva, um veterano muito respeitado no mundo das lutas, foi o primeiro a se revoltar com a reportagem: “Se a Rede Record estivesse passando o UFC e com toda audiência que nosso esporte dá,  garanto que jamais teríamos matérias como essa, vergonha”, disse no Twitter. O campeão Anderson Silva seguiu a mesma linha e disse que o UFC é menos violento do que o futebol.
A propósito dessa discussão sobre a violência dos mais diversos esportes, dias atrás, uma entrevista de Vitor Belfort à revista GQ repercutiu e causou polêmica. Entre outras declarações, o marido da ex-Feiticeira da Band falou:
O futebol é mais violento que o UFC. O futebol americano, o hóquei, o rúgbi, o ciclismo, todos esses são mais violentos”.
“O esporte que mais morre gente no mundo é o ciclismo. Você está lá numa bicicleta a 100 quilômetros por hora. Violento é o que pode tirar sua vida”.
“O que eu faço não é violento porque tem regra. Pode ser agressivo. Mas é agressivo você pilotar um carro a 300 quilômetros por hora ou andar em cima de uma bicicleta a 100″.
“Veja, uma falta no futebol é o quê? Fazer uma falta é uma violência. Porque o jogador faltoso está infringindo as regras, a falta não faz parte delas. Futebol é o esporte que mais tem falta”.
“No futebol americano, por exemplo, aquelas entradas fulminantes podem ser feitas, fazem parte das regras”.
“No hóquei, o jogador tem o direito de brigar com o outro por dez segundos”.
Comentário meu – Vamos combinar o seguinte: o UFC é violento pra caramba, sim. Não dá pra comparar com outro esporte, a não ser com o boxe, que também causa seqüelas irreparáveis nos seus participantes. O boxe, que, aliás, é um esporte Olímpico. E que a Record vai exibir com exclusividade e orgulho nos Jogos de Londres.
 Marcondes Brito - TODO CANAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário