terça-feira, 8 de maio de 2012

Defesa de Dieckmann vai entrar com ação caso fotos continuem no Google

Carolina Dieckmann deixa delegacia no Rio sem falar com os jornalistas 
 Carolina Dieckmann deixa delegacia no Rio sem falar com os jornalistas
O advogado da atriz Carolina Dieckmann, 33, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou na manhã desta terça-feira (8) que entrará com ação inibitória contra o Google caso o site não retire do ar até o fim do dia as fotos em que a artista aparece nua.
O advogado disse que o Google informou, no primeiro momento, que só costuma inibir determinadas buscas com medida judicial. "O Yahoo atendeu de imediato a nossa solicitação. Agora, espero que o Google use o bom senso e retire as buscas do site deles até o fim da tarde", disse.
A assessoria do Google Brasil afirmou que "não se pronuncia sobre casos específicos"
Na noite de ontem, a Polícia Civil do Rio ouviu dois representantes de uma empresa de manutenção de computadores que consertaram o laptop da atriz Carolina Dieckmann, 33, nos últimos meses. Os depoimentos foram anexados ao inquérito que investiga o vazamento na internet de imagens em que a artista aparece nua e em situações de intimidade.
O teor das declarações dos funcionários não foi divulgado pela polícia. O vazamento das fotos aconteceram após a atriz tentar preparar um flagrante contra uma pessoa que a chantageava, pedindo R$ 10 mil reais para não divulgar as imagens.
Ontem ela prestou depoimento sobre o caso no Rio. O advogado de Dieckmann Antônio Carlos Almeida Castro, o Kakay, disse à imprensa que, quando as imagens armazenadas no computador pessoal da atriz apareceram em sites na sexta, ela tentava marcar um encontro com o chantagista.
"Desde o primeiro momento tentaram extorquir a Carolina, mas ela imediatamente reagiu e tomou providências por meio de pessoas da área de segurança que ela conhece. Ela foi orientada a responder os e-mails [com as ameaças] para tentar fazer um flagrante", disse Almeida Castro, ao deixar a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, ontem à tarde.
Segundo o advogado, até o vazamento, ela tinha preferido não registrar a tentativa de extorsão por temer que o assunto se tornasse público.
Responsável pelas investigações, o delegado Gilson Perdigão disse que foi aberto "registro de ocorrência de extorsão qualificada pelo concurso de agentes [quando há mais de um envolvido no crime], difamação e furto".
O laptop em que estavam as fotos foi encaminhado para perícia, e o laudo deve ficar pronto em 15 dias.
No sábado, Almeida Castro afirmara que o computador da atriz havia sido enviado para o conserto pouco antes das tentativas de extorsão. Ontem, porém, ele não quis falar sobre isso nem dizer para onde o equipamento fora levado, argumentando que as informações poderiam atrapalhar as investigações.
O advogado disse que, nas duas últimas semanas, a atriz recebeu três ligações e ao menos cinco e-mails do chantagista. O criminoso também teria procurado seu empresário por telefone e internet.
"Esses crimes deixam rastros e vamos chegar até o criminoso. É importante que esse caso surja para que se discuta a legislação de crimes na internet", disse o advogado.
Ontem sites dos EUA e da Inglaterra que hospedaram inicialmente as fotos retiraram o conteúdo do ar, após pedido do advogado da atriz. Sites como Google e Yahoo foram notificados para que retirem as imagens de seus mecanismos de busca.
A atriz passou mais de sete horas na delegacia. Ela chegou por volta das 9h e depôs por duas horas, mas permaneceu na delegacia até às 16h30 com o marido, o diretor de TV Tiago Worcman, enquanto seu secretário e seu empresário eram ouvidos.
Um técnico de informática de confiança da atriz também esteve no local, para ajudar na investigação.
BOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário