quarta-feira, 20 de julho de 2011

COPA AMÉRICA: Herói da Copa decide, Uruguai ultrapassa barreira e joga por soberania

Suárez marcou duas vezes,Uruguai aplicou 2 a 0 na seleção do Peru e garantiu vaga na final da Copa América. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Suárez marcou duas vezes e colocou o Uruguai na final da Copa América
O renascimento do futebol uruguaio avançou mais uma etapa com a volta à final da Copa América depois de 12 anos. Com dois gols de Luis Suárez, um dos heróis da quarta colocação da Copa do Mundo de 2010, o Uruguai derrotou o Peru por 2 a 0, nesta terça-feira, no Estádio Único de La Plata, e garantiu a oportunidade de jogar pela soberania no continente na decisão do próximo domingo. Venezuela e Paraguai definem o outro finalista na quarta-feira.
Os uruguaios somam 14 conquistas do título sul-americano ao lado dos argentinos. Uma vitória em território inimigo, além de devolver a hegemonia, marcaria a maior conquista desde o título continental de 1995 e aumentaria a lista de feitos que marcam o renascimento do futebol antes decadente no país. O Uruguai volta a uma Olimpíada após 84 anos em Londres 2012, ficou com o quarto lugar na Copa da África do Sul e retomou o respeito da tradição do bicampeonato olímpico e mundial.
Especificamente na Copa América, o país ultrapassa a barreira de duas semifinais seguidas perdidas em penalidades contra o Brasil. E ainda entra como favorito na decisão, que não terá nem a presença da Argentina, eliminada pelos próprios uruguaios nas quartas, e do Brasil, atual bicampeão. Na última vez que decidiu o título, em 1999, perdeu para o Brasil.
No jogo desta terça, o Uruguai demorou a se impor. Com um gramado visivelmente em péssimo estado, no qual a bola mesmo quando chutada rasteira quicava, as seleções fizeram um jogo travado no primeiro tempo, mas que teve o resultado definido rapidamente no segundo, com gols de Suárez aos 7min e 12min.
Com o desempenho decisivo, o atacante do Liverpool, da Inglaterra, aumentou ainda mais o prestígio junto ao torcedor uruguaio desde que salvou com a mão um gol no último minuto das quartas da Copa de 2010 contra a Gana.
Na ocasião, Suárez foi expulso, mas o jogador adversário errou a penalidade, o Uruguai levou a melhor na disputa por pênaltis e ele virou herói. Nas quartas da Copa América contra a Argentina, o atacante foi considerado o melhor em campo e com sua correria atormentou os argentinos.
Peru 0 x 2 Uruguai
Gols
Uruguai:
Suárez, aos 7min e aos 12 minutos do segundo tempo
Peru: Fernández; Carmona, Santiago Acasiete, Rodríguez, e Walter Vilchez; Balbín (Ballón), Yotún (Chiroque), Juan Manuel Vargas, Cruzado e Luis Advíncula (Lobatón); Paolo Guerrero. Técnico: Sergio Markarian
Uruguai: Fernando Muslera; Maxi Pereira, Diego Lugano, Coates e Martín Cáceres; Álvaro González, Arévalos Rios, Walter Gargano (Eguren) e Álvaro Pereira; Diego Forlán e Luis Suárez (Hernández). Técnico: Oscar Tabárez
Cartões amarelos
Peru: Balbín, Yotún e Lobatón
Uruguai: Lugano, Gargano e Luis Suárez
Cartões vermelhos
Peru: Vargas
Árbitro
Raul Orozco (Bolívia)
Local
Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata (ARG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário