sábado, 13 de agosto de 2011

História do Chaves

http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2011/07/personagens-do-chaves-hoje.jpg 

Em 1971, Chespirito já era bem conhecido no México para seu show auto-intitulado
de comédia, que foi ao ar na televisão Independiente do México. Ele já havia introduzido Chapolín
Colorado e outros personagens famosos.

Chespirito

Roberto Bolaños foi o inventor do programa e o protagonista de todas as histórias, seja do Chaves, como do Chapolin e de quaisquer outras “turmas” que inventou. Outra atriz de destaque nas histórias de Chespirito era Florinda Meza, que anos depois viriam a se casar. Chespirito queria um sujeito engraçado mas do tipo bonachão, e sendo assim Edgar Vivar foi o escolhido. Outra boa pedida de Bolaños foi a escolha de Ramon Valdes, o seu Madruga, experiente ator que Bolaños cansou de assistir em filmes.

Principal
O Professor Jirafales era parte do imenso talento impresso por Rubem Aguirre, um amigo particular de Bolaños e com quem trabalhou por anos, antes mesmo de Chaves. Estava quase formado o elenco principal, quando Chespirito conheceu Carlos Villagrán, um fotógrafo amigo pessoal de Aguirre, e numa festa, Bolaños decidiu pela contratação de Villagrán para viver o filho de Florinda Meza, nascia o Quico. Ainda no elenco principal foi chamada Maria Antonieta de las Nieves, para viver o papel da Chiquinha.

Turma
Os últimos a serem adicionados ao programa foram Angelina Fernández, experiente atriz das novelas da Televisa e Horacio Gómez Bolaños, seu irmão, ele era originalmente designado para fiscalizar a comercialização do programa.

Primeiro Episódio

O primeiro episódio de Chaves veio à TV em 20 de junho de 1971 e contou com Chaves, Chiquinha e Sr. Madruga. Vários esboços do “Chavo” foram produzidos antes do início da série de meia hora e são exibidos antes dos episódios de meia hora na televisão. Muitos destes também foram reescritos. Um fato acontece em 1973 e fortalece mais ainda a produção de bolaños, a fusão do Telesistema Mexicano com a TIM, que resultou na criação da Televisa.
Inicio
Os primeiros episódios foram produzidos ainda em 1972, e tinham como objetivo preencher as atrações do Show do Chespirito, um programa que fora cancelado.
O ano de 1974 apresentou grandes mudanças no cotidiano da série, aproximando-se bem do que assistimos no SBT, com Quico, Chaves e Chiquinha atendendo o apelo infantil da série, Seu Madruga e Dona Florinda fazendo o papel de humos pelo lado adulto. A escolinha do professor Jirafales começa a ter maior destaque, com maior exposição para o personagem de Vivar, o Nhonho e também Godinez, vivido pelo irmão de Bolaños.

Momento de Instabilidade

O final da década de 70 foi turbulento para Bolaños e cia, e foi marcado pelas saídas de Carlos Villagrán e Ramon Valdes, o Quico e seu Madruga, respectivamente. Seus personagens foram retirados com explicações bastante simples e mesmo assim, foi notado uma dependência dos antigos personagens, visto a quantidade de referências que tinham de ser feitas à eles.
A partir de 1980, o Show do Chespirito voltou ao ar visto o cancelamento dos episódios no final de 1978, com grande quantidade de novos episódios.
www.blog-terra.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário