sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os “princípios editoriais” da Globo não apagam a sua triste história

É engraçado ver como as pessoas podem se contradizer em questão de palavras ou minutos. As Organizações Globo lançou, na semana passada, um manifesto no qual gritava para os quatro cantos do mundo sobre seus “princípios editoriais” e mais algumas besteiras. Traduziram em linhas o que se aprende na faculdade de jornalismo. Grande coisa.
Mas se engana quem pensa que a Globo mudou. Lançar no mercado esses “princípios” foi uma estratégia tão falível quanto uma criança de cinco anos resolver uma equação de 2° grau. Pois nesta quarta-feira (10) a emissora anunciou, numa chamada do “Jornal Nacional”, que Clarice Copetti estava presa. Horas depois, quando o jornalístico começou, Willian Bonner fez uma retratação dizendo que a informação era um engano.
Só que neste exato momento a vida de Clarice estava praticamente destruída. “Um veículo de comunicação me julgou, fazendo o papel do Judiciário, e me prendeu, fazendo o papel do Executivo [...] assumiu as funções do Estado brasileiro sem sequer procurar se informar sobre quem eu era”, disse revoltada. E com razão.
Todo brasileiro está careca de saber que presente algum apaga o passado de um veículo de comunicação. Mas o caso da Globo é interessante: a emissora não faz questão de apagar a sua história, construída sobre mentiras e falcatruas , mas de realçar dia a dia. Que ironia, nos princípios editoriais havia um trecho que dizia: “A rapidez necessária não se confunde com precipitação”.
Por Breno Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário