quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TV Cultura: Documentário inédito investiga legado da colonização holandesa no Recife

Vencedor da categoria de Melhor Documentário no Festival de Cinema Brasileiro de Toronto, o BRAFFTv, Doce Brasil Holandês ronda um paradoxo: Por que o povo brasileiro teria saudades de um invasor? Inédito, o filme vai ao ar nesta quarta-feira (29/02), às 23h30, na faixa Cultura Documentários.
Atualmente ainda é possível ouvir pelas ruas de Recife a afirmação convicta de que o alemão/holandês Maurício de Nassau teria sido “o melhor prefeito que a cidade já teve!”. É sob essa questão que a diretora Monica Schmiedt norteia sua produção, investigando o legado e o contorno mitológico das mais de duas décadas de dominação holandesa no Nordeste do Brasil, entre 1630 e 1654.
Traçando um paralelo teórico, coletou depoimentos de historiadores especialistas no assunto, como Evaldo Cabral de Mello e Marcos Galindo, e de alguns dos mil recifenses que carregam no sobrenome uma herança daquele tempo: os Vanderlei, descendentes dos Van Der Ley.
Em face disso, a historiadora brasileira Kalina Vanderlei parte para um encontro revelador com Sabrina Van Der Ley, historiadora alemã, em Mauritsstadt, no coração do Recife antigo. Juntas, exploram as raízes e contradições do mito que se criou acerca da invasão holandesa em Pernambuco, revelando concordâncias em suas trajetórias que ultrapassam os limites do sobrenome em comum.
Doce Brasil Holandês é uma realização da M. Schmiedt Produções em coprodução com a TV Cultura.
por Mário Sérgio - BLOG TERRA NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário