quinta-feira, 1 de março de 2012

TERRA NOVA, UMA HISTÓRIA DE 50 ANOS

Aproximadamente a 95 anos atras existia um terreno que o chamavam Novo Roçado ou Roça Nova e por intermédio deste nome originou-se a palavra TERRA NOVA que deu atual nome.
Naquela época só habitava no referido local, Srs. José do Inês, João Felipe, João Morais, Manoel Felipe e Belarmino, sendo proprietário do terreno o Sr. Jeremias Parente de Sá.
Certo dia, José de Inês e seus companheiros, convidaram o Coronel Jeremias para criar uma feira, ficando para escolher o dia e data certa quando todos concordassem, pois não queria que coincidisse com as feiras das cidades vizinhas. A 16 de novembro de 1893 foi realizada a 1º feira, ficando definitivamente na quinta-feira, muito tempo depois passou a vila, sendo 3º distrito de Parnamirim.
Enquanto distrito, Terra Nova foi criada com sede na povoação de Pau Ferro, por Lei municipal de nº 03, de 13 de março de 1893. Na época, integrava o território do município de Leopoldina, hoje Parnamirim. A 11 de novembro de 1904, a sede do distrito foi transferida para a povoação de Mocambo, passando, a 19 de janeiro de 1911, para a localidade de Terra Nova.
Com a extinção do município de Leopoldina, o distrito de Terra Nova passou a integrar o município de Serrinha (hoje Serrita). Depois, o município foi restaurado e Terra Nova voltou a integrar o seu território. O município de Terra Nova foi criado a 31 de dezembro de 1958.
BARRAGEM DE TERRA NOVA EM 2008 por pt.db-city.com
Em 1 de março de 1962, foi elevada à categoria de município, pela Lei Estadual de nº 3.340, de 31 de dezembro de 1958.
A cidade tem como limites ao norte Serrita, ao sul Cabrobó, a leste Salgueiro e a oeste Parnamirim. A via de acesso é a PE-483 e BR-232. está localizada na Mesorregião do São Francisco, Microregião de Petrolina. Há 554 km da Capital Recife.
Seus principais pontos turísticos são a barragem e o serrote Cruzeirão.
Sua população é de 9.408 habitantes (estimativas de 2011 do IBGE).
Localizada na microregião Sertão-Central, sua principal atividade é a agricultura, com predominância da cultura da cebola, por isso terra nova é muito conhecida por ser a TERRA DA CEBOLA. 
informções: wikipédia - webartigos - city Brasil.
por Mário Sérgio - BLOG TERRA NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário