terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Confusão seguida de incêndio interrompe apuração das escolas de samba de São Paulo

Um tumulto durante a reta final da leitura das notas das escolas de samba do Carnaval de São Paulo nesta terça-feira (21) interrompeu a apuração do resultado da campeão de 2012. Um homem invadiu a área restrita dos jurados e rasgou os envelopes que continham as notas dos jurados. Depois de terem sido dispersados pela polícia, manifestantes tomaram as pistas da Marginal Tietê. No momento da confusão, a Mocidade Alegre estava há apenas uma nota 10 do título, enquanto que as escolas Camisa Verde e Pérola Negra seriam rebaixadas.
 
Confusão e briga atrapalha apuração das escolas de São Paulo

Mais de meia-hora depois, houve um incêndio nos carros alegóricos da Pérola Negra, que estava em penúltimo lugar minutos antes do tumulto, no pátio do Sambódromo. Edilson Casal, presidente da escola, contou ao UOL que faria o mesmo com os carros de outras escolas. "Queimaram o meu, agora vou queimar o dos outros."
Minutos após a confusão, o presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) Paulo Sérgio Ferreira garantiu que a apuração vai continuar de onde parou.
A presidente da Mocidade Alegre, Solange Bichara Rezende disse ao UOL que o tumulto não é com a escola de samba. "Os outros presidentes e diretores das outras escolas me ligaram para parabenizar", disse ela. "A questão é como foi feita a escolha dos jurados este ano."
"A gente prega tanto contra a violência, e essas coisas acontecem. Estou muito chateada. Independente de ser minha escola, poderia qualquer outra. Isso denigre a imagem do carnaval, denigre a imagem da cidade de São Paulo. Eu me sinto envergonhada. Não sei como fica agora [após a confusão]. Independente de quem ganha, está tudo certo. Mas vou brigar pela minha escola até o fim".
Em 2012, a seleção para jurados de Carnaval sofreu mudanças. Foi aberto concurso público para o cargo, o que causou a insatisfação de alguns membros de escola de samba.
Antes do início da apuração, houve uma reunião entre os diretores das escolas para discutir a substituição de um jurado de última hora. A apuração começou com cerca de vinte minutos de atraso.
A Polícia Militar informou ao UOL que ainda nao há informação sobre prisões ou se alguém foi hospitalizado. Segundo a PM, os torcedores da Gaviões da Fiel foram retirados do local e caminharam para a pista local da marginal Tietê até a quadra da escola, que fica perto do Sambódromo. Alguns torcedores praticaram atos de vandalismo no caminho, segundo a PM.
A pista já estava interditada pela CET na altura do Anhembi para a apuração. Não há trânsito no local. A tropa de choque está no local acompanhando tudo.
No momento do tumulto, a apuração estava em seu último quesito, Comissão de Frente. Se recebesse mais dez pontos, a Mocidade Alegre seria consagrada campeã, sem chances de ser ultrapassada no resultado final.
Rosas de Ouro estava em segundo lugar, seguida pela Vai-Vai. Camisa Verde e Branco e Pérola Negra seriam rebaixadas ao Grupo de Acesso.
BOL
por Mário Sérgio - BLOG TERRA NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário